SóProvas


ID
979042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a aspectos da função de direção.


As competências gerenciais são divididas em três categorias de habilidades: conceituais, humanas e técnicas, variando a ênfase de acordo com o nível hierárquico ocupado na organização.

Alternativas
Comentários
  • Se substitui-se competências por habilidades, a questão estaria certa.
    Pois, as Habilidades Gerenciais segundo Katz, subdividem-se em: Concetuais - Lidar com ideias e conceitos complexos. NÍVEL ESTRATÉGICO Humanas   - Equipe, comunicação, compreensão de pessoas e necessidades, motivar pessoas.  NÍVEL TÁTICO Técnica       -Utilizar método, técnicas equipamento. NÍVEL OPERACIONAL.
  • Para complementar o comentário do amigo acima... A questão realmente tentou confundir o candidato misturando os conceitos das habilidades gerenciais com as competências gerenciais.

    Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

    Segundo Quinn (2003), a gestão por competência constitui um modelo gerencial que se propõe a integrar e orientar esforços, sobretudo os que estão relacionados à gestão de pessoas, visando desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais aos objetivos organizacionais. 

                   Competência Gerencial: conhecimentos, habilidades e atitudes,  agregam valores tanto no indivíduo (colaborador) e à empresa também.
     
                  As empresas buscam idéias de mudanças comportamentais, atitudes, reflexos de nossos valores e crenças, que fazem a diferença: Tenha empatia com os seus colegas de trabalho, saber ouvir é uma arte, tenha flexibilidade, saber receber e dar feedback positivo e negativo, postura sempre alegre e positiva, motivação e a busca constantemente de desenvolvimento pessoal e profissional.
  •  O erro não estaria na ênfase de acordo com o nível hierarquico ? Já que sabemos que a ênfase deve ser dada de acordo com o ambiente e com o que é necessário no momento para cumprir os objetivos. Lembrei da liderença situacional.
  • Só para reforçar, o CESPE já cobrou em outras provas esse assunto em que sua posição é que a HABILIDADE HUMANA deve estar presente em todos os níveis: estratégico, tático e operacional.

    Grande Abraço




  • Só para complementar: A fote usada pelo nosso colega Vinícius Valença é do site:
    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/competencias-gerenciais-conhecimentos-habilidades-e-atitudes/53307/
  • Talvez o entendimento esperado do CESPE fosse este:



    Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo Disciplina: Administração Geral

    Julgue os itens a seguir, relativos à função de direção, à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial. 


    As competências gerenciais são divididas em três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes.


    Gabarito: certo 

  • Além das três habilidades essenciais (técnicas, humanas e conceituais), Katz também contribuiu com o entendimento de que, apesar de todos os administradores utilizarem e necessitarem dessas habilidades, elas seriam mais ou menos importantes para os administradores de acordo com a sua posição na hierarquia da organização.


    Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó

  • não varia pq humanas abrange os 3 níveis.

  • COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: CONHECIEMTNOS, HABILIDADES E ATITUDES.

    HABILIDADES GERENCIAIS: CONCEITUAIS, HUMANAS E TÉCNICAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Competências gerenciais = CHA

    Habilidades gerenciais = CHT

  • Competências individuais:

    Técnicas: são as ligadas às posições operacionais ou de assessoria, sem exercer posição de liderança.

    Gerenciaiscompetências necessárias para exercer cargos de CHEFIA E LIDERANÇA. 

    Fonte: Rennó - Estratégia