SóProvas


ID
979213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à despesa pública.


Considere que a vigência de um contrato assinado por um órgão público com determinada empresa se encerre em julho de determinado ano e que, ao final do contrato, ainda haja pagamentos a fazer. Nessa situação, o órgão deverá inscrever o saldo devedor em restos a pagar imediatamente após o término do contrato.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se, como Restos a Pagar Processados, as despesas legalmente empenhadas cujo objeto do empenho já foi recebido, ou seja, aquelas cujo segundo estágio da despesa (liquidação) já ocorreu, caracterizando-se como os compromisso do Poder Público de efetuar os pagamento aos fornecedores

    Desta forma a dívida só será inscrita em restos a pagar se não forem pagas até 31 de dezembro do mesmo exercício.
  • Lei 4320

     Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

            Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

  • Lei 4320

     Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Conforme especificado no artigo supracitado, os restos a pagar devem ser considerados até o dia 31 de dezembro! A questão está errada porque ela diz que o saldo devedor em restos a pagar devem ser inscritos imediatamente após o término do contrato, o que não é verdade!!

    Pra aqueles que vão fazer MPU - especialidade: planejamento e orçamento, boa sorte!!! =DDDD

  • A questão erra ao falar " o órgão deverá inscrever o saldo devedor em restos a pagar imediatamente após o término do contrato.", outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Analista Técnico - AdministrativoDisciplina: Administração Financeira e Orçamentária

    Restos a pagar são despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro do exercício corrente, distinguindo-se as processadas das não processadas.

    GABARITO: CERTA.


  • Serão inscritas em RAP se não forem pagas até 31/12 do exercício.

  • Acertei com base nessas anotações do caderno.

     

    Decreto 7.654/2011 

     

    Art. 68 - A inscrição de despesas como Restos a Pagar no encerramento do exercício financeiro da Nota de Empenho depende da observância das condições estabelecidas neste Decreto para Empenho e Liquidação da Despesa.

     

    - A inscrição prevista como Restos a Pagar Não Processados fica condicionada à: Indicação pelo ordenador de Despesas.

     

    Assim, NÃO EXISTE INSCRIÇÃO AUTOMÁTICA DE RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS. Esta é condicionada à indicação pelo ordenador de despesas.

     

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)

     

    Qualquer equívoco, favor, corrigir! 

  • ERRADA..

    TERÁ ATÉ 31 DE DEZEMBRO DO EXERCÍCIO CORRENTE PARA PAGAR ,CASO NÃO ACONTEÇA , SERÁ INSCRITO EM RESTOS A PAGAR.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

    Os empenhos referentes a despesas já liquidadas  e não pagas, assim como os empenhos não anulados, serão  inscritos  em  Restos  a  Pagar  no  encerramento  do  exercício  (31/12)  pelo  valor  devido  ou,  se  não conhecido, pelo valor estimado, desde que satisfaça às condições estabelecidas para empenho e liquidação da despesa, pois se referem a encargos incorridos no próprio exercício. 

     

    Logo, no caso em tela, o órgão deverá inscrever em restos a pagar apenas o que for empenhado e não pago até o fim do exercício financeiro (e não ao fim do contrato).