-
CORRETO
A gestão empreendedora, focada em resultados e com avaliação baseada em um bom sistema de informações, pressupõe a autonomia de decisão e a responsabilização - outra questão tão difícil quanto a mudança de enfoque. Como se tem uma maneira de trabalhar toda regulamentada, isto é, tudo o que se pode e não se pode fazer está previamente determinado por escrito, na realidade, ninguém gerencia nada. Ou quase nada. Especialistas estimam que só se gerenciam 2% do que seria a possibilidade de gestão propriamente dita. Além disso, tomam-se pouquíssimas decisões. Tudo o que pode ser feito está na lei, no decreto, na portaria, na instrução normativa, na orientação do ministro, do secretário, nas normas internas da organização ou na regulamentação do governo. E aí, como o privilégio é da burocracia, o primeiro procedimento de qualquer área é normatizar seu trabalho
-
CERTA
O empreendedorismo significa a busca do resultado, pressupõe agilidade, dinamismo, ousadia e flexibilidade, assim, para operar uma mudança na gestão pública necessário será deslocar o foco da preocupação de simplesmente obedecer regras e comportamentos hierárquicos, para a preocupação do foco principal que é a prestação do serviço público à população. A gestão empreendedora, focada em resultados e com avaliação baseada em um bom sistema de informações, pressupõe a autonomia de decisão e a responsabilidade do Estado.
http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043629.pdf
-
Essa questão, colocada apenas com essa frase solta, fica ambígua.
Apesar de concordar com as informações trazidas pelos colegas, o trecho "autonomia de decisão" pode ser confundido quando comparado ao conceito de "transferir o controle das atividades à comunidade", chamando a mesma a participar das decisões que a afetam, conforme apregoado por Osborne e Gaebler no livro "Reinventando o Governo". Essas questões, em seus enunciados, citam apenas empreendedorismo na gestão pública.
Quanto à responsabilização (acountability), não há dúvidas.
-
Empreendorismo governamental - busca novas e melhores formas de prestar os serviços públicos.
Desburocratização
Simplificação das normas e regulamentos/desregulamentação.
Cultura da confiança/ descentralização/ autonomia/ inovação.
Flexibilização
-
Diefenbach (2011) mostra que dentre as principais diferenças entre as organizações do setor público e privado destaca-se que as organizações públicas são:
a) caracterizadas pela ausência de mercados econômicos e suas pressões de redução de custos;
b) influenciadas intensivamente por questões políticas;
c) tem como pressupostos a equidade, responsabilidade, franqueza e transparência aos usuários e pela multiplicidade de conflitos entre os agentes (gestores); e,
d) é tradicionalmente mais centralizada, na qual os gestores têm menos autonomia de decisão e flexibilidade, menos incentivos e menos riscos/recompensas (BERNIER & HAFSI, 2007; CURRIE, et al., 2008).
Essas características vão de encontro com as características de uma organização orientada para o empreendedorismo, pois a cultura de prevenção de riscos e de baixa tomada de decisão, autonomia e de flexibilidade são negativamente relacionadas ao contexto do empreendedorismo.
Logo, questão certa.
-
A gestão empreendedora foca em atender os interesses do cidadão. Para tanto, baseia-se na construção de parcerias com agentes privados. Essas parcerias são firmadas concedendo-se autonomia e cobrando os resultados. Outro ponto essencial dentro dessa autonomia é a responsabilização quando os gestores públicos ou os parceiros do terceiro setor não atingem os resultados acordados.
Gabarito: Certo
-
“Gestão Pública Empreendedora”, o Governo Federal => princípios mais importantes da gestão empreendedora:
-gestão da informação
-transparência
-diálogo público
-avaliação
-foco no resultado
-autonomia e responsabilização
-construção de boas parcerias
-trabalho em rede
-
O termo autonomia dá margem a amplas interpretações. Veja, por exemplo, o Estado-Rede, moderna forma de gerenciamento de políticas públicas, não temos uma decisão autônoma, mas decisão compartilhada, interdependente.