Terraço em gradiente, desnível, de escoamento ou de drenagem.
São construídos com pequeno gradiente ou desnível transversalmente ao maior declive da rampa. Acumula o excedente de água e permite seu escoamento lentamente para fora da área protegida, por uma ou duas extremidades abertas, até canais escoadouros vegetados. São recomendados para solos com permeabilidade moderada ou lenta que dificultam a infiltração de água da chuva na intensidade necessária. São recomendados para solos das classes dos Cambissolos, Argissolos, antigos Podzólicos e Neossolos Litólicos.
Terraço misto.
Construído com um canal de pequeno declive e com um volume de acumulação do escoamento superficial. Uma vez que esse volume de acumulação seja preenchido, começa a funcionar como terraço em gradiente.
Bem, só complementando os comentários dos colegas:
Os terraços quanto a suas funções podem ser divididos em Terraço em Nível ( de retenção, absorção ou infiltração) ou em Desnível ( com Gradiente, com Declive, de Drenagem ou de Escoamento). Neste último, como citado pela colega é
recomendado para solos com permeabilidade lenta oumoderada (B textural e solos rasos), regiões de precipitações elevadas e de até20% de declividade; enquanto para o primeiro seria para solo com alta permeabilidade, regiões com baixas precipitaçõs e declividades não maiores que 12 %.
R: Certa
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!