SóProvas


ID
979984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos


O sucesso do cultivo de espécies olerícolas requer o uso de modernas tecnologias de cultivo, desde a escolha da área de plantio, propagação, manejo cultural e fitossanitário até a colheita e pós-colheita.
Em relação ao cultivo de hortaliças, julgue os itens subsequentes.

A desbrota manual e a amontoa, logo após a adubação nitrogenada e potássica em cobertura, na condução do tomateiro rasteiro (ou industrial), aliada à fertirrigação, tem contribuído para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos frutos para indústria.

Alternativas
Comentários
  • Amontoa não é feita para variedade industrial. Nesta, a irrigação geralmente é feita por aspersão ou microirrigação. Enquanto a amontoa é necessária para a irrigação em sulcos.

     

    R: Errada

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • O tomate de mesa passa possui tratos culturais específicos que o diferem do tomate industrial. São estes:

    Amontoa: consiste basicamente em chegar terra no colo (pé) da planta, com o objetivo de aumentar o sistema radicular e com isso a capacidade de absorver nutrientes das plantas. Deve ser realizado 15 a 20 dias após o transplantio, já tendo sido feita a primeira adubação de base.

    Desbrota: esta prática consiste na eliminação dos brotos quando estes estão com 2 a 5 cm laterais que surgem nas axilas de cada folha, realizando a quebra dos mesmos. O objetivo é reduzir o número de ramos na planta e consequentemente a competitividade por assimilados das pencas, sendo muito funcional para facilitar a aeração e o controle fitossanitário

  • Completando o comentário dos colegas!!

    A desbrota manual é uma técnica inviável neste caso, não é praticada para essa forma de cultivo.

  • Segundo Manual de Olericultura.

    Exigente em tratos culturais é o tomate tuturado. O tomate rasteiro menos exigente em tratos culturais.

    Amontoa: Em cultura tutorada favorece a emissão de raízes adventíceas ao caule. Já para cultura rasteira a amontoa pode ser dispensada, ou efetuada com menor remoção do solo.

    A cultura tutorada é exigente em podas (poda inicial, desbrota e capação) praticada em cultivares de crescimento indeterminado conduzidos com tutoramento. Aquelas com crescimento determinado em cultura rasteira com finalidade agroindustrial não deve ser podadas.