Em trabalho realizado na UFG pelos pesquisadores Antônio Pasqualetto, Natan Fontoura da Silva, Gustavo Pazzetti Ordonez e Rhard Willian Barcelo:
Para contornar as falhas no processo de polinização da abóbora híbrida “Tetsukabuto” e assegurar o perfeito desenvolvimento dos frutos, pode ser adotado o uso de substâncias químicas que estimulam a partenocarpia. Objetivou-se portanto avaliar seu desempenho em função de doses crescentes de Ácido 2,4 Diclorofenoxacético (0, 50, 100, 150 e 200mg/L de 2,4-D) aplicadas nas flores femininas. Os resultados demonstraram que a dose de 150 mg/L de 2,4-D tendeu a elevar o número de frutos por planta e o peso médio dos frutos por planta. Todavia, a significância somente foi demonstrada para peso total de frutos por planta, com acréscimo na produção na ordem de 68,10% em comparação com a testemunha.
Do cruzamento entre linhagens selecionadas de abóboras e morangas, obteve-se a “Tetsukabuto”, originária do Japão (Cheng & Gavilanes 1980).
O híbrido “Tetsukabuto” produz flores masculinas e femininas na mesma planta. Todavia, em função de o número de flores masculinas ser muito baixo ou nulo, no período de abertura das flores femininas as plantas são consideradas macho-estéreis (Cheng & Gavilanes 1980), havendo a necessidade do plantio de alguns exemplares de outra espécie, que servirão como fornecedores de pólen para a polinização cruzada entomófila que deverá ocorrer.
R: Certa
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!