Compacidade é a relação entre os Perímetros da bacia e a Área circular que representa o tamanho da bacia. O valor mínimo de Kc (Coeficiente de Compacidade) é 1, portanto, quanto maior o valor de Kc, menor a chance de inundação. E por conseguinte, os valores próximos a 1 há grande chance de inundações.
O Fator Forma é a relação entre a Largura média da bacia (_L_) e o comprimento axial do curso dágua (L). Portanto, uma bacia com Kf (Coef. de Forma) com pequenos valores, ou seja, L grande, terá menos chance inundação.
R: Certa
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!
Coeficiente de compacidade (KC) é a relação entre o Perímetros da bacia e o perímetro do Circulo de área igual da bacia OU a relação de 0,28 * Perímetro da bacia pela raiz da Área da bacia.
quanto menor ou igual a 1 for o KC, mais circular será a bacia, menor o tempo de concentração (TC) e maior a tendência de cheias.
Fator de forma (KF) é a relação entre a Largura média da bacia e o comprimento axial do curso da água OU a relação da Area pela Largura média da bacia ao quadrado.
quanto menor for o KF, mais comprida (elíptica) será a bacia, maior o TC e menor tendência de enchentes.
O índice de compacidade (Kc) (também chamado de índice de gravênius) é a relação entre o perímetro de uma bacia hidrográfica e de um círculo de área igual a da bacia.
Kc = 0,28.(Perímetro da bacia hidrográfica)/(Raiz quadrada da Área)
Quanto mais próximo de 1(ou seja, quanto menor o valor de Kc), mais circular é a bacia e maior será a propensão a inundações.
Exemplo:
1,00 – 1,25: Bacia com alta propensão a grandes enchentes;
1,25– 1,50: Bacia com tendência mediana a grandes enchentes;
> 1,50: bacia não sujeita a grandes enchentes
O Índice de conformação ou fator de forma (Kf) é dado por:
Kf = A/L² = área de drenagem/(comprimento do eixo da bacia)²
Analogamente, quanto mais próxima de 1, mais sujeita a enchentes. Quanto mais distante de um, menos sujeita a enchentes a bacia está.
Quanto menor o fator de forma, mais alongada a bacia será.
Uma bacia com um fator de forma baixo é menos sujeita a enchentes do que uma bacia de mesmo tamanho porém com um fator de forma maior.
Exemplo:
1,00 – 0,75: sujeito a enchentes;
0,75 – 0,50: tendência mediana;
< 0,50: não sujeito a enchentes
Gabarito: Certo.