Na mesoescala, os fenômenos tem escala de dimensão de 1 km a 100 km e duração que variam de 1 hora a 1 dia; já na marcoescala têm-se características globais, que vão de 100 km a milhares, bem como duração de 1 dia a meses.
Portanto, as escalas a serem utilizadas, primordialmente, na agricultura, seriam a micro e mesoescala. Mesmo assim, sem citar aquele, não torna a questão incorreta.
R: Correta
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!
Macro-escala: trata dos fenômenos em escala regional ou geográfica, que caracterizam o clima de grandes áreas pelos fatores geográficos (altitude, latitude, etc.). Esta escala é a que deve ser focalizada quando
se discutem mudanças climáticas. Ex.: Clima do Sul do Estado de Minas Gerais.
Meso-escala: refere-se aos fenômenos em escala local, em que a topografia condiciona o (topo ou meso) clima pelas condições do relevo local. A exposição do local (definida pelas coordenadas celestes: N, S, E ou W), a configuração (vale, espigão, encosta) e a inclinação do terreno determinam o clima local. Ex.: Clima da região de Lavras-MG.
Micro-escala: é aquela que condiciona o clima em pequena escala (microclima), sendo função do tipo de cobertura do terreno (solo nu, gramado, floresta, cultura rasteira, represa, etc.) que determina o balanço local de energia. O fator principal é a cobertura do terreno e cada tipo de cobertura tem influência própria sobre o microclima. Ex.: Clima sobre uma floresta.
fonte:http://deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/Agrometeorologia/INTRODUCAO%20AO%20CURSO%20DE%20AGROMETEOROLOGIA.pdf