-
Correto- A Gestão de competência, após sua implantação, otimiza o desenvolvimento e planejamento de todas as atividades da área de Gestão de Pessoas. No caso da capacitação, por meio do mapeamento de competências é possível definir quais são os principais gaps de competência, que se tornam necessidades de treinamento.
Professora Andréia Ribas
-
Complementando o comentário acima:
Segundo Chiavenato (2006, p. 216), gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
-
O decreto 5.707/2006 atesta que ,de fato, a gestão por competências já foi instituída no serviço público.Como nos mostra o art. 5ª do referido dec.:
Art. 5o São instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: I - plano anual de capacitação;
II - relatório de execução do plano anual de capacitação; e
III - sistema de gestão por competência.
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Analista Administrativo - Qualquer Área de Formação Disciplina: Gestão de Pessoas
Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Competências;
Na administração pública direta, autárquica e fundacional, a gestão por competências traduz-se no alinhamento das necessidades de capacitação e desenvolvimento às diretrizes das organizações.
GABARITO: CERTA.
-
CF/88, Art.39, §2º A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
Lei 8112/90, Art.87. (Licença para Capacitação) Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
COM BASE NISSO, VAMOS AGORA PEGAR O CONCEITO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E FAZER UMA CORRELAÇÃO COM A NORMA JURÍDICA. CONFORME CHIAVENATO, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UM PROGRAMA SISTEMATIZADO E DESENVOLVIDO NO SENTIDO DE DEFINIR PERFIS PROFISSIONAIS QUE PROPORCIONEM MAIOR PRODUTIVIDADE E ADEQUAÇÃO AO NEGÓCIO, IDENTIFICANDO OS PONTOS DE EXCELÊNCIA E CARÊNCIA, SUPRINDO LACUNAS E AGREGANDO CONHECIMENTO, TENDO POR BASE CERTOS CRITÉRIOS OBJETIVAMENTE MENSURÁVEIS.
GABARITO CERTO
-
Outras Questões Certas da CESPE sobre o assunto:
[CESPE]O modelo de gestão por competências, que privilegia o espaço ocupacional em detrimento do cargo dos colaboradores, é adequado para as unidades de gestão de pessoas das organizações que competem por meio de estratégias de diferenciação.
[CESPE]Na gestão por competência, a efetivação das estratégias organizacionais depende dos recursos que essa possui( pessoas) e não das variáveis ambientais externas… depende da disponibilidade dos seus recursos humanos.
[CESPE] Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento.
[CESPE] Na administração pública direta, autárquica e fundacional, a gestão por competências traduz-se no alinhamento das necessidades de capacitação e desenvolvimento às diretrizes das organizações.
[CESPE] A gestão por competências tem sido utilizada como instrumento para aperfeiçoar os investimentos públicos na capacitação de servidores.
-
Gestão por competências