SóProvas


ID
981208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão, recrutamento e seleção de pessoas, julgue os itens a seguir.


Considerando-se que, em processo de seleção, um profissional de gestão de pessoas utilize mais entrevistas que testes psicológicos, é correto afirmar que o perfil dos candidatos será mais homogêneo no que diz respeito a personalidade. Sendo assim, a seleção por meio de técnicas de entrevista aberta e/ou semiestruturada é mais efetiva.

Alternativas
Comentários

  • ERRADO
    As técnicas de seleção são agrupadas em cinco categorias: 
    1) Entrevista;  2) Provas de conhecimento ou capacidades;  3) Testes psicológicos;  4) Testes de personalidade;  5) Técnicas de simulação.
    Apesar do seu forte componente subjetivo e impreciso, a entrevista pessoal é aquela que mais infuencia a decisão a respeito dos  candidatos. Entrevistar, é, provavelmente, o método mais utilizado em seleção de pessoal.Como em todo processo de comunicação, a entrevista sofre todos os males – como ruído, omissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras – de que padece a comunicação humana.
    Entrevistas semi-estruturadas
    :
    Faz uso de perguntas abertas e fechadas, sendo que o entrevistador segue um conjunto de questões previamente definidas.
    O entrevistador deve fazer uso de perguntas adicionais para questões que não ficaram claras.
    Esse tipo de entrevista é utilizado para delimitar o volume de informações.

    Desvantagens da entrevista Aberta e da Semi-Estruturada
    Dizem respeito as limitações do próprio entrevistador
    Por parte do entrevistado há insegurança em relação ao seu anonimato.
  • Se na questão ele afirma que se utiliza mais entrevistas que testes de personalidade, então não há homogeneidade no que diz respeito a personalidade.
  • Eu acho que numa seleção, a tecnica de entrevista não tem como objetivo obter uma homogeneidade de personalidades dos entrevistados e sim, personalidades compatíveis com o cargo. Um entrevistado A, por exemplo, pode ter personalidade diferente do entrevistado B, mas ambos podem estar aptos para o cargo.
     Além do que entrevista aberta é a entrevista não diretiva, não estruturada, ou seja há liberdade tanto do entrevistador como do entrevistado e isso pode fugir um pouco do foco da objetividade da entrevista.
  • Entrevista não direta ou aberta

    não especifica nem as questões, nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres e cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.

    Vantagem: facilita o aprofundamento dos temas abordados.
    Desvantagem: dificulta a comparação dos candidatos. (candidatos mais heterogêneo) 

  • Errado.

    As entrevistas de seleção embora seja uma técnica bastante subjetiva, é ainda a mais utilizada e a que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos. Os testes psicológicos constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra de comportamento no que se refere às aptidões da pessoa.

  • Os testes psicológicos constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra de comportamento,personalidade ou aptidões dos  indivíduos.Apresentam três características, a saber:

    Preditor: capacidade de oferecer resultados capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

    Validade: capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável que se pretende medir.

    Precisão: capacidade de apresentar resultados semelhantes,em várias aplicações, no mesmo indivíduo.

  • ERRADO. O erro da questão está em afirmar que "o perfil dos candidatos será mais homogêneo no que diz respeito a personalidade" e que "

    a seleção por meio de técnicas de entrevista aberta e/ou semiestruturada é mais efetiva".

  • ERRADO

     

     

     

    Considerando-se que, em processo de seleção, um profissional de gestão de pessoas utilize mais entrevistas que testes psicológicos, é correto afirmar que o perfil dos candidatos será mais homogêneo no que diz respeito a personalidade. Sendo assim, a seleção por meio de técnicas de entrevista aberta e/ou semiestruturada é mais efetiva (ÚNICO ERRO DA QUESTÃO)

     

     

    Pessoal, teste psicológico e teste de personalidade são duas coisas distintas. Teste psicológico não está relacionado a personalidade, ele avalia inteligências ou aptidões, que não se confundem com personalidade. Dessa forma, a escolha por muitas entrevistas realmente tende a selecionar um perfil mais homogêneo do que se privilegiasse teste psicológico. Afinal, nas entrevistas, o selecionador tem contato direto e duradouro com o candidato, e acaba preferindo aqueles com os quais tenha afinidade. Portanto, praticamente toda a questão está correta

     

    Contudo, é equivocado afirmar a priori que determinado tipo de entrevista será mais efetivo. Pois, para se decidir qual tipo de entrevista é mais adequado, primeiro deve-se atentar para o cargo em questão. Para cargos de menor responsabilidade, as entrevistas mais estruturadas tendem a ser mais efetivas. Já para cargos de maior responsabilidade, as menos efetivas tendem a ser mais efetivas

  •  a entrevista é subjetiva, então como pode avaliar algo tão complexo como a personalidade.

    teste de personalidade= analisa a personalidade, aplicada por psicologo.

     

  • Técnicas de Seleção

    Testes de Personalidade
    (Psicotécnicos)

    Avalia traços da personalidade como caráter e temperamento
    Genéricos
     Expressivo – PMK
     Projetivo – teste da árvore, teste Z, TAT, Teste da figura
    humana, Teste Szondi;
    Específicos
     Inventários: Interesses, de motivação e de frustração.

  • Considerando-se que, em processo de seleção, um profissional de gestão de pessoas utilize mais entrevistas que testes psicológicos, é correto afirmar que o perfil dos candidatos será mais homogêneo no que diz respeito a personalidade. Sendo assim, a seleção por meio de técnicas de entrevista aberta e/ou semiestruturada é mais efetiva. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a entrevista é subjetiva, portanto, não há como ser mais homogênea ou efetiva diante de técnicas de entrevista aberta ou semiestrutura.

  • A entrevista tem um viés mais subjetivo.

  • Gab: ERRADO

    Partindo do princípio de que nenhuma técnica É MELHOR ou superior a outra, matamos a questão. Mas se pensarmos um pouco mais, percebemos que Entrevistas são SUBJETIVAS. Por mais qualificado que o indivíduo seja, o entrevistador pode escolher não contratá-lo pelo simples fato de "não ir com a cara" dele, vestimenta, olhares, etc.

    Erros, mandem mensagem :)