-
CERTA
A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).
A ORT é baseada nos seguintes princípios: 1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; 2. Estudo da fadiga humana; 3. Divisão do trabalho e especialização do operário; 4. Desenho de cargos e tarefas; 5. Incentivos salariais e prêmios de produção; 6. Conceito de Homo Economicus (Homem Econômico); 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação e conforto; 8. Padronização de métodos e ferramentas; 9. Supervisão funcional.
Segundo Taylor, os operários não tinham competência, nem formação ou meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer de forma científica o método ou ferramenta mais eficiente. Os supervisores deixavam sob a responsabilidade dos seus subordinados a escolha da melhor técnica de execução do trabalho.
http://www.oocities.org/whisatugu/cap04_adm.pdf
-
Correto.
Taylor verificou que em todos os ofícios os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Entre os diferentes métodos e instrumentos usados em cada trabalho, há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, estes métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de organização racional do trabalho.
A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:
1- Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos;
2- Estudo da fadiga humana;
3- Divisão do trabalho e especialização do operário;
4-Desenho de cargos e tarefas;
5- Incentivos salariais e prêmios de produção;
6- Conceito de homo economicus;
7- Condições ambientais de trabalho;
8- Padronização de métodos e de máquinas;
9- Supervisão funcional.
-
Não entendi o que a CESPE quis dizer com "caracteristicas físicas" para ocupar cargos e postos de trabalhos.
-
Não entendi o que a CESPE quis dizer com "caracteristicas físicas" para ocupar cargos e postos de trabalhos.
Luana, vou tentar responder sua dúvida...
Imagine tal situação: Um segurança para uma casa de festas... é comum pensar que esse cara não pode ser franzino.. concorda? Daí vem a necessidade de se identificar características físicas dos candidatos para que estejam de acordo com o perfil exigido do cargo.
Espero ter ajudado.
-
Obrigada colega Vinicius =)
-
Na administração científica de Taylor, a seleção era baseada se o trabalhador, naquela epoca conhecida apenas como mão de obra, se enquadrava dentro das caracteristicas para a função... se era apto e não apto. Trabalhadores mais aptos que outros para uma função trazia para a empresa maior celeridade nos processos e maior produtividade, conhecido como ORT.
-
Alguém me ajuda por favor!?
Taylor desenhou o cargo (o quê e como fazer) mas não descreveu (quem deveria ocupar)
Taylor considerava o trabalhador como a Teoria X (ignorando aspectos individuais)
Taylor "padronizou" o serviço visando a eficiência para qualquer pessoa...
Onde que Taylor contribuiu com a identificação de características psicológicas?
(Quando penso em psicológico, penso em individualismo, e a última coisa que Chaplin apertando parafusos me remete é ao individualismo!)
-
Sobre a parte das características psicológicas:
"Talvez o fato mais marcante da vida de Taylor seja a publicação, em 1911, de Princípios de Administração Científica."
"Hugo Münsterberg: Doutor em Psicologia, Munsterberg fez contribuições substanciais para quase todos os campos da Psicologia. Defendia ferozmente a utilização da Psicologia em situações práticas e, em 1910, começou a realizar pesquisas visando a aplicação da psicologia à indústria. As ideias de Munsterberg se assemelhavam as de Taylor quanto a capacitação dos mais aptos ao trabalho. Além disso, ele pregava que o papel dos psicólogos na indústria deveria ser para definir condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção e produzir as influências desejadas, na mente humana, do interesse da administração. Munsterberg foi um dos primeiros estudiosos a desenvolver testes de seleção de pessoal para empresas."
"Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo
-
Na linha de produção de Taylor o funcionário precisava ter resistência e agilidade, algumas cenas clássicas do filme "Tempos Modernos" de Chaplin ilustram bem essas características tão comuns no trabalhador brasileiro (a massa).
-
Onde que Taylor, com a ORT, contribuiu com a identificação de características psicológicas?
Alguém me ajuda a entender isto pfv!
-
onde q essa questao está certa? absurdo!
-
Para Taylor, os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequadas.
Fonte: Renato Lacerda
-
Taylor não se preocupava com características psicológicas tanto que neste mesmo filme, CChaplin surtou!
-
É COM BASE EM UMA ANÁLISE CIENTÍFICA, POR ISSO O NOME DA TEORIA. TAYLOR SE PREOCUPOU COM A IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSITICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DOS CANDIDATOS. PARA ELE, SÓ HAVIA UMA MANEIRA, SÓ HAVIA UM CAMINHO A SER TOMADO (the best way).
ASPECTOS FÍSICOS: HÁ FUNÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDADE DE FORMA MAIS EFICÁS POR PESSOAS ALTAS.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS: O HOMEM SE MOTIVA PELAS RECOMPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS.
GABARITO CERTO