-
ERRADO
Quem define os tipos de profissionais e as atividades que são necessárias é a própria organização e não o mercado. O processo de análise e descrição antecede o processo de recrutar e selecionar.
A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal. http://www.administradores.com.br/producao-academica/descricao-e-analise-de-cargos/3261/
-
Tenho minhas dúvidas sobre a decisão do perfil necessário não estar realmente nas mãos do mercado.
Alguém achou algo concreto sobre o tema?
-
questão clássica do cespe que e a inversão de conceitos... na verdade e a descrição e analise de cargos que embasa o recrutamento e seleção de pessoas...
-
Errado.
Deve-se utilizar a análise e descrição de cargos para embasar o processo seletivo, pois é por meio dela que se coleta informações sobre o cargo para construir o perfil profissiográfico, que é o primeiro passo para a realização do processo seletivo.
-
Errada.
A análise e descrição do cargo, ou seja, as exigências do cargo são obtidas pela coleta de informações sobre o cargo para gerar um perfil desejado, denominado: Perfil Profissiográfico. Nele as informações sobre o cargo e o perfil desejado do ocupante são transferidas para uma ficha de especificações do cargo. Através dela o selecionador poderá saber o que pesquisar nos candidatos no decorrer do processo seletivo.
-
Não é o mercado que estabelece as atividades e os tipos de profissionais que a organização precisa contratar para os seus quadro. Essa é uma tarefa da própria organização, de acordo com suas necessidade. Além disso, as atividades de análise e descrição de cargos são utilizadas como insumos para o recrutamento e seleção, e não o contrário como estabeleceu a questão. ERRADA!!!
-
ERRADO. É a organização que define os tipos de profissionais e as atividades que precisam contratar e a análise e descrição de cargos é que são usados para embasar o processo de recrutamento e seleção.
-
Pensando de forma mais ampla, o mercado é que determina sim, não adianta a empresa determinar uma força de trabalho que não tem nada haver com a demanda dos clientes.
-
O MERCADO DISPONIBILIZA PROFISSIONAIS, E NÃO OS INDICA.
GABARITO ERRADO
-
ERRADA. A questão inverteu a ordem dos processos, pois a análise e a descrição de cargos é que devem embasar o recrutamento e a seleção
Uma questão ajuda a responder :
(Cespe/MPU/Técnico Administrativo/2010) Para a realização de um processo eficaz de recrutamento e seleção, deve-se proceder, primeiramente, à descrição e análise do cargo ofertado.CERTO
-
Como é o mercado que indica os tipos de profissionais e as atividades que as organizações precisam contratar para seus quadros, os resultados dos processos de recrutamento e seleção de pessoas são utilizados como dados para embasar a análise e a descrição de cargos. Resposta: Errado.
Comentário: é justamente o contrário. Primeiro é feita a descrição e análise do cargo para somente depois embasar o processo de recrutamento e seleção.
-
ERRADO
É a análise e a descrição de cargos que indica os tipos de profissionais que a organização precisa recrutar e selecionar no Mercado de Recursos Humanos MRH.