SóProvas


ID
981220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de desenvolvimento e capacitação de pessoas, julgue os itens de 57 a 62.


A avaliação das percepções dos treinandos e da aprendizagem alcançada por eles é uma técnica de avaliação somativa de treinamento, aplicada durante a execução dos programas de treinamento nas organizações

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja dizer que a percepção dos treinandos seja antes. O certo seria depois da execução dos programas de treinamento.
  • Fases do treinamento: 

    1) Levantamento de Necessidades de treinamento: Primeira etapa responsável por diagnosticar lacunas de treinamento. 
    2) Programação: Responsável pelo planejamento técnico e pedagógico das necessídades diagnosticadas.
    3) Execução: O treinamento em si. 
    4) Avaliação: Verificar a eficiencia e efiácia do treinamento. 
  • Pessoal, 

    A questão faz referência a avaliação de impacto ( percepções dos treinandos) e avaliação de aprendizagem, que podem ser aplicadas em conjunto. 
    Contudo, a questão erra ao falar que as avaliações são feitas durante a execução dos programas de treinamento, visto que, todas as avaliações (de impacto, de aprendizagem, de comportamento e de resultados) são feitas após as ações de TeD.

    É isso ai, espero ter ajudado!

    Abraços
  • O erro da questão está em afirmar AVALIAÇÃO SOMATIVA, pois na realidade seria AVALIAÇÃO FORMATIVA.

    AV. SOMATIVA - ocorre no final do processo
    AV. FORMATIVA - ocorre durante o processo.
  • Bem,

    Avaliação somativa: é utilizada na tomada de decisão, isto é, por meio dessa avaliação pode-se dar início a um determinado procedimento ou até mesmo eliminá-lo.

    Avaliação formativa: aqui fica a pegadinha, pois o nome dessa avaliação confunde aqueles que não estudaram a matéria. Essa avaliação volta-se para o processo de aperfeiçoamente de um procedimento que está sendo implementado. (geralmente as pessas trocam a função da avaliação somativa com a formativa).

    Esse conteúdo de avaliação formativa e somativa eu prendi com a professora Maria das Graças Rua no recente curso ministrado por ela para o cargo de Especialista em Políticas Públicas.

    Bons estudos!
  • Três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa


    Para Kraemer (2006) a avaliação diagnóstica é baseada em averiguar a aprendizagem dos conteúdos propostos e os conteúdos anteriores que servem como base para criar um diagnóstico das dificuldades futuras, permitindo então resolver situações presentes.


    A avaliação formativa consiste na prática da avaliação continua realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente. Professores e alunos estão empenhados em verificar o que se sabe, como se aprende o que não se sabe para indicar os passos a seguir, o que favorece o desenvolvimento pelo aluno da pratica de aprender a aprender. A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende. (BONIOL E VIAL APUD WACHOWICZ E ROMANOWSKI, 2003, p. 126). 

    Avaliação Somativa: uma avaliação pontual, que geralmente ocorre no final do curso, de uma disciplina, ou de uma unidade de ensino, visando determinar o alcance dos objetivos previamente estabelecidos. Visa elaborar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação e pode ser realizada num processo cumulativo, quando esse balanço final leva em consideração vários balanços parciais. ( GIL, 2006,p. 248). 


    Fonte: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/510_223.pdf


  • ESSA MATÉRIA É UMA PORCARIA!!! NÃO MEDE EM NADA O CONHECIMENTO DO CONCURSEIRO. É UMA MATÉRIA QUE NOS SUBMETE AO SUBJETIVISMO, ACHISMOS!! AFF!! É UM PRATO CHEIO PRA ESSAS BANCAS COMO O CESPE!!!

  • De acordo com Kirkpatrick, existem quatro níveis de avaliação: 


    1. Reação

    2. Aprendizagem: ...alteração da forma de perceber a realidade, aumento dos conhecimentos e melhoria das habilidades.

    3. Comportamento

    4. Impacto
  • Se a empresa quer saber a percepção do treinando (tipo reativa) acerca um treinamento do qual ele participou, ela não irá passar o questionário de avaliação DURANTE do treinamento, não é ? É após o treinamento!! era só usar um pouquinho de lógica e senso comum e daria para "matar" a questão sem muitas delongas.

  • Segundo Andréia Ribas:

    Formativa: durante ;avaliações intermediárias.

    Somativa:  finais ao final;

    Diagnóstico: a priori

  • ERRADO.

    A avaliação das percepções dos treinandos e da aprendizagem alcançada por eles será feita após a execução dos programas de treinamento.

  • Avaliação durante a execução? Essa foi pra não zerar.

     

    GAB.: ERRADO

  • QUESTÃO ERRADA. 

     

    PROCESSO DE TREINAMENTO.

    O treinamento é um PROCESSO CÍCLICO, que é composto de quatro etapas.

    Na visão de Chiavenato temos as seguintes etapas:

     

    1. Levantamento de Necessidades de Treinamento a Serem Satisfeitas;

    2. Desenho do Programa de Treinamento;

    3. Aplicação do Programa de Treinamento e

    4. Avaliação dos Resultados do Treinamento. 

     

    Não existe a possibilidade de realizar uma avaliação no momento que estou executando o programa de treinamento. 

  • Só eu que não me simpatizo com essas pessoas sábias que comentam "essa foi pra não zerar"? Mestres do conhecimento, perdoem aqueles que erram.

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que as avaliações de percepção e aprendizado são SOMATIVAS.

    Cheguei a conclusão de que:

    percepções dos treinandos – avaliação diagnóstica

    da aprendizagem – avaliação formativa

    Conforme as definições abaixo:

    Avaliação: É um processo evolutivo e comprobatório do desenvolvimento do indivíduo quanto a sua atitude comportamental, intelectual e social. Apresenta as seguintes funções: pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação.

    Avaliação diagnóstica: O próprio nome já indica a função desta avaliação que tem objetivo verificador, buscando do educando suas competências preexistentes para que o educador tenha uma fotografia do conhecimento e das habilidades pré-requisitadas para prosseguimento da vida acadêmica.

    Avaliação formativa: É a avaliação utilizada durante o ciclo/período letivo e tem como finalidade controlar o nível de absorção de conhecimento do educando.

    Avaliação somativa: Esta avaliação tem por objetivo classificar o educando dentro de uma proposta educacional preestabelecida e de acordo com o aproveitamento apresentado; é conferida uma nota, que dá ou não direito ao educando avançar o nível.

    Gestão de pessoas para concurso - Andreia Ribas.