SóProvas


ID
981322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue os itens a seguir.


Uma organização que estabelece um plano de carreira pautado em estrutura por segmentos de carreira valoriza mais o cargo ocupado que a capacitação do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    2) Por meio de segmentos de carreira

    O crescimento ocorre em função da capacitação do indivíduo, da competência do empregado e de amadurecimento profissional (por exemplo, carreira de engenheiro).


  • QUESTÃO ERRADA


    Complementando:

     

    De acordo com a estrutura em segmentos de carreira, o cargo é sinalizado de forma mais ampla, em que o que é relevante não é o cargo ocupado pelo colaborador, e sim, a capacitação deste. É prioritário que essa estrutura comporte o maior número de níveis possíveis, com o intuito de permitir que o colaborador possa desenvolver-se profissionalmente. Temos como o exemplo a função de arquiteto- niveis I, II, III, IV, V, VI, VII.

    A definição dos níveis do segmento de carreira, calcado na competência, elava em consideração inumeros fatores, tais como: escolaridade, experiência, conhecimentos específicos e habilidades. Devemos compreender que a estrutura acima mencionada está mais condizente com as estratégias organizacionais atuais no mercado, através da produtividade, da flexibilidade e da qualidade dos produtos e serviços.

    diferença mais marcante entre as estruturas de cargos e segmentos de carreiras é a seguinte: a primeira prioriza a atividade como fator preponderante, e a segunda estrutura enfatiza a capacidade do colaborador de realizar suas tarefas por meio de sua competência.



    Fonte: 
    http://zona8.com.br/rh/?p=665

  • Para responder esta questão é preciso compreender o seguinte:

     

    Quanto à Estrutura a Gestão de Carreira baseia-se em Estrutura de Cargos ou em Segmentos de Carreira.

     

    1. Baseada em Estrutura de Cargos: deriva do plano de cargos e salários e o colaborador tem diante de si uma sequência de cargos para galgar;

     

    2. Baseada em Segmentos de Carreiras: o cargo é sinalizado de forma mais ampla, em que o que é relevante não é o cargo ocupado pelo colaborador, e sim, a capacitação deste. A definição dos níveis do segmento de carreira, calcado na competência, leva em consideração inúmeros fatores, tais como: escolaridade, experiência, conhecimentos específicos e habilidades. Portanto, esta estrutura está mais condizente com as estratégias organizacionais atuais no mercado, através da produtividade, da flexibilidade e da qualidade dos produtos e serviços.

     

    Em outras palavras, a diferença mais marcante entre as estruturas de cargos e segmentos de carreiras é a seguinte: a primeira prioriza a atividade como fator preponderante, e a segunda estrutura enfatiza a capacidade do colaborador de realizar suas tarefas por meio de sua competência.

     

    Corrigindo a questão:

    Uma organização que estabelece um plano de carreira pautado em estrutura de cargos valoriza mais o cargo ocupado que a capacitação do indivíduo.

  • Vamos ser mais objetivos nos comentários, pois é importante explicar o erro da questão e não ter uma aula dessa matéria.
  • Gab: ERRADO

    • Segmento de Carreira --> o foco é na PESSOA, no desenvolvimento.

    • Segmento de CARGO --> o foco é no CARGO, nas tarefas.

    Erros, mandem mensagem :)