SóProvas


ID
981832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação a políticas e programas sociais brasileiros dirigidos a segmentos, julgue os itens seguintes.



Dada a necessidade de implantação de medidas voltadas à redução dos riscos de transmissão do HIV no sistema prisional brasileiro, foi recomendada, por organismos internacionais, a realização de testagem obrigatória em todos os reclusos

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está correta, é um direito garantido pela Legislãção Internacional no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humano das Nações Unidas e pelo artigo 12 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Portanto, os Estados tem o compromisso de adotar leis, políticas e programas com normas internacionais de direitos humanos e assegurar que as pessoas privadas de liberdade recebam uma atenção a saúde condizente aos demais integrantes da comunidade.

  • Acho que a colega se equivocou no comentário. A questão esta muito errada. A realização de testagem obrigatória para o diagnóstico de HIV em presos não pode ser adotada como medida voltada à redução dos riscos de transmissão do vírus. Para tanto, penso eu, que outras medidas como orientação sejam até mais eficazes do que o simples diagnóstico. O melhor seriam entao trabalhar com a prevenção.

  • O direito do Estado em garantir atendimento adequado em saúde a população carcerária brasileira é legítimo, porém isso não é a mesma coisa que dar ao estado o direito de testagem obrigatória. O indivíduo não pode ser obrigado a se submeter a nenhum teste ou exame.O indivíduo tem inclusive o direito de recusar qualquer tratamento, conforme está descrito nos direitos do usuário. 

  • testagem obrigatória fere os direitos constitucionais e humanos. Simples!

    Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei.

  • testagem obrigatória fere os direitos constitucionais e humanos.

    Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei.