SóProvas


ID
981964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao planejamento como processo técnico-político e à avaliação de planos, programas e projetos, julgue os itens a seguir.


Há uma tendência atual em resgatar o planejamento tradicional ou normativo, segundo o qual a noção de estratégia é absorvida para que se imprima sentido político à gestão pública.

Alternativas
Comentários
  • A tendência atual resgata o planejamento estratégico e não o tradicional e normativo.

    O planejamento tradicional ou normativo trabalha em uma perspectiva em que o  planejamento é definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos  fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados.  Nesse sentido, ele assume um caráter determinista em que o objeto do plano, a  realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às  mudanças planejadas.

    O planejamento estratégico, por sua vez, se desenvolveu dentro de uma  concepção de administração estratégica que se articula aos modelos e padrões de  organização da produção, construídos no contexto das mudanças do mundo do  trabalho e da acumulação flexível, a partir da segunda metade do século XX. Essa  concepção de administração e de planejamento procura definir a direção a ser seguida  por determinada organização, especialmente no que se refere ao âmbito de atuação,  às macropolíticas e às políticas funcionais, à filosofia de atuação, aos macroobjetivos e  aos objetivos funcionais, sempre com vistas a um maior grau de interação dessa  organização com o ambiente.  Essa interação com o ambiente, no entanto, é compreendida como a análise das  oportunidades e ameaças do meio ambiente, de forma a estabelecer objetivos,  estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade da empresa ou  da organização.
  • A tendência contemporânea do planejamento é ser estratégico imprimindo um sentido político a gestão pública, NÃO neutro como era o planejamento tradicional ou normativo.