SóProvas


ID
982189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.


Uma das técnicas de prospecção do futuro utilizadas no planejamento organizacional é o método delfos, cujo foco é a previsão tecnológica e a identificação de tendências.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A denominação Delfos ter-se-ia inspirado nos costumes religiosos e sociais da Antiga Grécia, mais especificamente do templo consagrado a Apolo que se encontrava na colina chamada Delfos. 

    Com o objetivo principal de efetuar um estudo e uma avaliação das diferentes tendências da indústria de seguros na França e como irá evoluir o posicionamento dos bancos naquele setor, foi para tanto utilizado o método Delfos. Este método já tem sido utilizado com sucesso em estudos similares com o objetivo de desenhar tendências em diversos tipos de indústrias e na maior parte dos campos de conhecimento humano.

    O objetivo principal do método consiste, pois, na consecução de um consenso a respeito do(s) cenário(s) que se deseja(m) traçar face ao futuro. Mesmo que o consenso não se forme, as razões de opiniões díspares ficam muito claras, o que alimenta as respostas que se deseja obter (Gordon, 1994). 
    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0212194_05_cap_04.pdf
  • MÉTODO DELFOS

    As principais técnicas para um administrador preve o futuro são:

    1. Análise de séries temporais
    2. Projeções derivadas
    3. Relações causais
    4. Pesquisas de opinião e atitudes
    5. Método Delfos

    1. Análise de séries temporais: consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Assim, faz-se projeções, por exemplo: mês em que há mais casamentos, nascimentos ou vendas de veículos.

    É posssível fazer projeções para 10 anos tomando por base a década passada, podendo-se afirmar qual será o gosto musical de tal país, distribuição de religiões ou composições etárias. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.

    2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões.

    Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.

    3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comprtamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Poe exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram.

    Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.

    4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de iindicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto.

    Como exemplo, a pesquisa eleitoral.

    5. Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.

    É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.

    Esse método se chama Delfos em homenagem a cidade onde ficava o oráulo de Apolo, deus sol da mitologia grega, que tinha por característica prever o futuro. Por essa razão, o santuário da cidade de Delfos era o mais visitado.
  • Errei por conta da parte "foco em previsão tecnológica".

    Complementando as colegas acima, buscando, achei o seguinte texto:

    "A previsão sobre o futuro seria uma forma de avaliar o próprio presente e, como coloca Dencker (2001, p.224), é uma prospectiva sobre onde se poderia chegar. De acordo com Linstone e Turoff (1978), o Delfos percorreu um longo caminho, desde sua criação, que tinha como propósito estimar os prováveis efeitos de um ataque massivo por bombas atômicas. Sua subsequente aplicação para a previsão tecnológica, nos anos 1960, proliferou sua utilização em outros países e em muitos outros contextos".

    O gabarito definitivo é: CERTO.

    Fonte: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/viewDownloadInterstitial/1452/pdf_72
  • Que materiazinha chata!

  • Já notaram que assuntos pouco recorrentes em provas do CESPE geralmente estão certos.

     

  • DELFOS NÃO ACREDITAVA  EM APENAS UMA PROJEÇÃO FUTURA (projetiva), MAS SIM NA PROJEÇÃO DE VÁRIOS FUTUROS/CONTINGÊNCIAS POSSÍVEIS (prospectiva).

     

     

     

    GABARITO CERTO