-
CERTA. A avaliação 360º inclui todas as pessoas, que diretamente ou indiretamente este ligado ao avaliado. É também conhecida como avaliação de múltiplas fontes, é um instrumento para gestão de pessoas, que considera inúmeras óticas e pontos de vista, para identificar o nível das competências de um profissional e sua real entrega para a empresa.
Trata-se de um processo no qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. O participante executa também uma auto-avaliação.
Segundo a Fundação Carlos Chagas é “o método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização”.
-
Felipe eu também pensei que ela estivesse Certa, mas pelo gabarito oficial ela é Errada. Estou tentando encontrar o erro.
-
FALTOU A AUTO-AVALIAÇÃO, FATOR PRIMORDIAL DA AVALIAÇAO 360 GRAUS.
-
faltou a auto-avalição...
Avaliação de 360°: Trata-se de um processo no qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. O participante executa também uma auto-avaliação.
-
Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Avaliação de Desempenho;
Ver texto associado à questão
Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
ESTA QUESTÃO FOI ALTERADA O GABARITO PARA ERRADA, COM A JUSTIFICATIVA...
Justificativa da banca:
"No tipo de avaliação questionado pelo item, é imperativo o fator auto avaliação. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito."
DESSA FORMA, SEMPRE TEM QUE HAVER A AUTOAVALIAÇÃO....
-
SO RATIFICANDO O GABARITO OFICIAL DO CESPE DEU ESTA QUESTÃO COMO ERRADA...
-
Ora as bancas dão as questões incompletas como certas ora as dão como erradas. Bem que poderia haver um concenso.
-
Tudo bem o Cespe ter em mente que existem fatores além dos que ele delimitou na questão.
Mas se no item nada se fala sobre a restrição dos valores citados como os únicos possíveis acho que a questão estaria completamente correta.
Na minha humilde opinião, eu entrearia com recurso e incentivaria mais pessoas a fazer o mesmo.
-
Gabarito oficial: ERRADO
Geralmente questão incompleta do cespe é correta, mas essa foi diferente.
-
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos.
Acho que todas as pessoas, inclui a si mesmo, pois a enumeração é meramente exemplificativa pelo que se infere do termo abrangendo, ou seja, mais um exercício de burrice para uma matéria totalmente estúpida e sem propósito.
-
Penso que o erro esteja na palavra "indiretamente"....
A avaliação do desempenho 360°refere-se ao contexto que envolve cada pessoa. Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado, com uma abrangência de 360°. (CHIAVENATO, 2000, p. 330).
-
Se essa questão estiver errada pela omissão da "auto-avaliação" , será a maior sacagem da banca !!!
Tá cada vez mais difícil passar em concurso, não por causa da concorrência, mas porque tá difícil entender o que as bancas querem.
Estudar muito não é tudo, infelizmente!
-
Não é a primeira vez que a banca cobra a questão exatamente dessa maneira (faltando a autoavaliação). No concurso anterior, inclusive, considerou como certa e após recurso mudou para errada, com a justificativa que não foi incluído na questão o fator autoavaliação.
-
VEJAM A JUSTIFICATIVA DO CESPE PARA ALTERAÇÃO DO GABARITO DE CERTO PARA ERRADO.
-
A meu ver o fato de a questão não citar a autoavaliação não torna a questão errada, torna incompleta o que é totalmente diferente de errado.
Normalmente questão incompleta para o Cespe é questão certa.
Concordo com o comentário de Tama...
Questão absurda!!
-
"A avaliação em 360º inclui TODAS as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos".
frase 1) a avaliação em 360° inclui TODAS as pessoas que atuam diretamente ou indiretamente com o avaliado. (correto)
frase 2) A avaliação em 360° abrange: superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos. (correto, mas incompleto)
Deixar de mencionar que o próprio avaliado se inclui na avaliação em 360° não torna a afirmativa errada, mas incompleta.
-
Marquei certo agora e marcaria outras 100x se nunca tivesse visto esse entendimento da banca!
-
Ontem na aula de gestão de pessoas perguntei ao prof. a respeito da questão e ele disse que está errada por causa do indiretamente.Mas no comentário acima na justificativa da cespe é pela falta da autoavaliação.
Se até o prof. diverge da resposta da cespe imagina nós que somos meros aprendizes
-
Essa questão foi baseado (copiou praticamente) no livro do Chiavenato (Gestão de Pessoas - pág. 246) e em momento algum o Chiavenato menciona auto-avaliação como parte da avaliação de 360º. Vocês podem citar outras fontes, mas baseado no Chiavenato não há citação a auto-avaliação.
-
Em todas as definições sobre o método, consta a autoavaliação como parte do processo. Não adianta desancar a banca numa questão como esta.
-
Eu já marquei errado na questão, pela palavra TODAS, porque esse método realmente se caracteriza pelo grande número de avaliadores, direta ou indiretamente envolvidos, inclusive a auto- avaliação... Porém é inviável e improvável que todos que se relacionam com o avaliado participem!
-
Eu já marquei errado na questão, pela palavra TODAS, porque esse método realmente se caracteriza pelo grande número de avaliadores, direta ou indiretamente envolvidos, inclusive a auto- avaliação... Porém é inviável e improvável que todos que se relacionam com o avaliado participem!
-
Ficaria grato se alguém citasse algum autor que elenca autoavaliação como parte da avaliação 360. Como já mencionei antes, Chiavenato (livro Gestão de Pessoas - pág. 246) não menciona autoavaliação e essa questão foi praticamente copiada dessa parte do livro.
-
essa questão está errada pelo simples fato , de dizer que inclui pessoas indiretamente , como seria pessoas indiretamente se avaliação em 360º só inclui pessoas entorno do avaliado , se fosse comissão de avaliação aí sim seria pessoas diretamente ou indiretamente (de outras unidades da organização) avaliando o desempenho ..
-
Vários comentários, mas nenhum esclarecedor. Esta questão merece aqueles comentários do professor do QC.
Continuo sem entender porque o Cespe considerou errada.
-
Chiavenato - O avaliado não fornece o feedback (auto-avaliação) na avaliação 360°
Spector - Existe a necessidade da auto-avaliação (feedback) na avaliação 360°. P
O CESPE está se baseando nesse autor para manter o gabarito como errado.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 3. Ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2010.
-
Erro bem sutil e
que mostra a posição da banca na compreensão do CESPE em relação a avaliação
360º: o empregado participa da avaliação. Apesar de outras bancas e alguns
autores discordarem disso, o CESPE, em diferentes questões, já reafirmou esse
posicionamento. Assim, sempre considere que o trabalhador que está sendo
avaliado irá fazer uma auto-avaliação para compor essa estratégia de avaliação
de desempenho.
Atenção: o CESPE
inicialmente considerou essa assertiva como correta, mudando, em seguida o gabarito
para errada. Justificou dizendo que no tipo de avaliação questionado pelo item,
é imperativo o fator auto-avaliação por parte do avaliado. Dessa forma, opta-se
pela alteração do gabarito. Confira em: http://www.cespe.unb.br/concursos/MS_13/arquivos/MS_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
Resposta E.
-
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado? SIM.
Abrange os superiores, subordinados e pares? SIM.
Abrange os clientes e fornecedores internos e externos? SIM.
Desculpem-me pela franqueza, mas omitir a autoavaliação, ainda que esta seja considerada fundamental pelo CESPE, não invalida a afirmação. Ora, se eu tenho duas camisetas, sendo uma azul e uma preta, estão igualmente corretas as afirmações: "Eu tenho uma camiseta azul" e "Eu tenho uma camiseta preta".
-
"A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos"
"A avalição em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo...."
Ao meu ver, na forma como está escrita, passa a impressão de que o cespe está citando "todos" os envolvidos, e não apenas citando "alguns" dos envolvidos como ele geralmente faz.
Por isso, a questão fica grosseiramente errada por não mencionar a "auto-avaliação".
-
Segundo Periard (2012) na avaliação o colaborador recebe feedbacks simultâneos de
diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de
trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é
considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo. Tal avaliação é
feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e
competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus
objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para
situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa.
Resposta E.
Força,
Foco e FÉ – 2015, em 1º Lugar.
“Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos – Marcos 10;44”
-
ele não enumera de forma taxativa.. questão certa, o Cespe é louco!!!! e eu odeio essa matéria!
-
Erro da questão: o termo "INDIRETAMENTE" em "todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado".
É absurdo pensar que um CLIENTE EXTERNO, que não entra em contato com o Analista de Remuneração de um órgão, avaliará o desempenho deste servidor.
-
O problema dessa questão está no animus sperniandi do concurseiro!
-
Faltou a autoavaliação, ok!
E quanto ao 'INDIRETAMENTE', procede ou não?
Alguém?
-
sinceramente nao entendi o erro!! Eta banca chata!!
-
ERRADO.
A banca considerou o gabarito como errado porque faltou a alto avaliação, fundamental na avaliação 360º.
-
A questão aí não é auto-avaliação pq o CESPE não foi taxativo, logo incompleta sim, errada não. A questão foi os partipantes indiretos no trabalho do funcionário.
-
O Cespe é cheio de vontades. A questão está incompleta, mas não errada.
-
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente (errado) com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos.
Ao meu ver a avaliação em 360° não inclui as pessoas que atuam indiretamente, mas apenas aqueles diretamente afetados com o avaliado. Segue questão que confirma o raciocínio.
Aplicada em: 2010
Banca: CESPE
Órgão: INCA
Prova: Analista em C&T Júnior - Gestão de Recursos Humanos
A avaliação 360 graus é caracterizada pelo compartilhamento de feedback das pessoas diretamente afetadas pelos resultados com quem executou o trabalho.
Gabarito: Certo
-
PARA QUEM NÃO É ASSINANTE SEGUE O COMENTÁRIO DO PROF°.
Erro bem sutil e que mostra a posição da banca na compreensão do CESPE em relação a avaliação 360º: o empregado participa da avaliação. Apesar de outras bancas e alguns autores discordarem disso, o CESPE, em diferentes questões, já reafirmou esse posicionamento. Assim, sempre considere que o trabalhador que está sendo avaliado irá fazer uma auto-avaliação para compor essa estratégia de avaliação de desempenho.
Atenção: o CESPE inicialmente considerou essa assertiva como correta, mudando, em seguida o gabarito para errada. Justificou dizendo que no tipo de avaliação questionado pelo item, é imperativo o fator auto-avaliação por parte do avaliado. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito. Confira em: http://www.cespe.unb.br/concursos/MS_13/arquivos/MS_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
-
Mas gente, o erro da questão não seria o INDIRETO? Quem avalia não é quem tem contato DIRETO com o indivíduo? Como eu vou avaliar o desempenho de alguém se eu não estive em contato DIRETO com o desempenho dele?
Se a questão não tivesse esse INDIRETO e só faltasse a autoavaliação me faria marcar a alternativa CERTO, pois sempre devemos procurar a resposta MAIS COMPLETA. No caso, o item analisado é a única alternativa o que o torna o mais completo. E estar incompleto não significa estar errado.
-
tá lopes mas concorda comigo que já estamos numa rotina amarga de incompleto = correto? se esse é o gabarito não faz sentido algum nessa minha vida de merda.
começo achar que esses gabaritos estão beneficiando algum filho de deputado só pode meu deus
-
Muita sacanagem essa questão, pois a avaliação INCLUI tudo isso sim, além da auto avaliação... Mas a omissao da auto avaliação não deveria deixar errado, pois ela não disse exclusivamente
-
Todo item do Cespe que não falar da autoavaliação estará ERRADO. A primeira avaliação que é imprescindível é a do autoavaliado, para depois os demais stakeholders avaliarem... Salvo engano, em uma questão da ANATEL em 2012 a banca cobrou o mesmo entendimento.
-
Acredito que o erra da questão etá no termo INDIRETAMENTE.
Veja que está questão do proprio cesp ajuda a responder.
Aplicada em: 2010 Banca: CESPE Órgão: INCA Prova: Analista em C&T Júnior - Gestão de Recursos Humanos
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação 360 graus é caracterizada pelo compartilhamento de feedback das pessoas diretamente afetadas pelos resultados com quem executou o trabalho.
Gab. certo
-
gabarito errado (affff)
Alyson Barros , Professor Do QC
Erro bem sutil e que mostra a posição da banca na compreensão do CESPE em relação a avaliação 360º: o empregado participa da avaliação. Apesar de outras bancas e alguns autores discordarem disso, o CESPE, em diferentes questões, já reafirmou esse posicionamento. Assim, sempre considere que o trabalhador que está sendo avaliado irá fazer uma auto-avaliação para compor essa estratégia de avaliação de desempenho.
Atenção: o CESPE inicialmente considerou essa assertiva como correta, mudando, em seguida o gabarito para errada. Justificou dizendo que no tipo de avaliação questionado pelo item, é imperativo o fator auto-avaliação por parte do avaliado. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito. Confira em: http://www.cespe.unb.br/concursos/MS_13/arquivos/MS_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
Resposta E.
-
Se o fator que determina o erro da questão é esse mesmo que o colega Eduardo Luis traz em seu post, eu considero que o CESPE está mais esquizofênica do que nunca já que, como é sabido por todos, uma assertiva incompleta não quer dizer que ela esteja errada.
Eu acho que essas bancas são umas F#@P!
-
GABARITO: ERRADA
OUTRA QUESTÃO CESPE:
A avaliação 360 graus é caracterizada pelo compartilhamento de feedback das pessoas diretamente afetadas pelos resultados com quem executou o trabalho. CERTO
O QUE DEMOSNTRA QUE QUESTÃO INCOMPLETA NÃO É ERRADA.
ALGUÉM PRECISAVA DESSA ALTERAÇÃO DE GABARITO PRA ENTRAR E SE DEU BEM... ENQUANTO ISSO NA LIGA DA JUSTIÇA...RALAPEITOMERMÃO!
-
Pessoal,
Compartilho fortemente da frustação de alguns quanto ao não atendimento do "Princípio Cespe: incompleto = certo".
Contudo, vida que segue, não vamos desanimar!
E para ajudar a engolir essa questão aí observem esse verdadeiro Alerta registrado no livro de Ribas e Salim (p. 214):
"CUIDADO!
A autoavaliação é inerente ao processo de avaliação 360 graus. Dessa
forma, todas as avaliações baseadas nesse método devem apresentar a
autoavaliação como componente do processo."
Ou seja: tem que vir escrito!
-
Acredito que faltou critério por parte da banca, já que ao não incluir a auto-avaliação não significa que os outros critérios citados não estão inclusos na avaliação 360.
CESPE normalmente não considera o incompleto errado, porém dessa vez o fez.
-
O erro está na palavra "indiretamente", pois na avaliação 360° "o avaliado recebe feedback de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado". Trecho do livro da Professora Andréia Ribas e Cassiano Salim.
-
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos. ERRADA
Bom, fiquei com raiva quando errei a questão e pensei "como assim?" Aí antes de ler os comentários, pensei em onde estaria o erro e o que me veio a mente num primeiro momento foi a palavras todas. Viajei um pouquinho e pensei assim: "vai ver a banca estava pensando em todo mundo que me cerca, família, amigos, vizinhos, etc." Lembrei que normalmente, questões com "sempre", "nunca", "todos", "nenhuma", etc. deixam a questão errada. Se tivesse pensado um pouco, teria acertado, embora depois eu vi que não era isso que a banca pensou e sim a questão da autoavaliação que não estava citada.
Sigamos em frente!
-
Adriana
A questao fala "que atuam direta ou indiretamente com o avaliado"...
Nao vejo como a banca possa considerar pessoas alheias ao trabalho do avaliado....
provavalmente o erro está na falta da autoavalicao, mas isso é sacanagem, na real... Pq apesar de nao falar em autoavaliacao, a assertiva nao foi restritiva ao ponto de fechar totalmente essa possibilidade...
-
Na avaliação 360º o mais importante é a própria avaliação da pessoa que está sendo avaliada
Uma avaliação quantitativa e qualitativa;
Todos que tem contato direta e indiretamente com ele avalia-o;
(O gestor de uma determinada organização decidiu testar um novo método de avaliação de desempenho, que consistia basicamente em todos os trabalhadores, independentemente da sua posição hierárquica, serem simultaneamente avaliadores (conservando o anonimato) e avaliados considerando a avaliação 360°;) c
-
Repetindo um comentário pertinente:
Atenção: o CESPE inicialmente considerou essa assertiva como correta, mudando, em seguida o gabarito para errada. Justificou dizendo que no tipo de avaliação questionado pelo item, é imperativo o fator auto-avaliação por parte do avaliado. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito. Confira em: http://www.cespe.unb.br/concursos/MS_13/arquivos/MS_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
Resposta E.
-
Maior sacanagem com quem estuda, principalmente com quem foca na banca!
Em momento algum a questão limitou os avaliadores com "apenas" ou "somente". E o famoso "INCOMPLETO NÃO SIGNIFICA ESTAR ERRADO" do Cespe cai por terra.
Affffff
-
Realmente a questão esta certa, mas a banca entende que autoavaliação e imperativo. Pegadinha maldosa.
-
Esse poderia muito bem ser um rol exemplificativo, uma vez que não usou palavras restritivas como "apenas" ou "somente".