-
VPL – Valor Presente Líquido
O VPL, em inglês chamado de NPV – Net Present Value, é considerado uma técnica sofisticada de análise de investimento. O VPL é obtido descontando o fluxo de caixa a uma taxa especificada, trazendo, dessa forma, todos os valores para a situação inicial – a um valor presente líquido. Essa taxa especificada normalmente corresponde a uma de retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto. Sob o ponto de vista do VPL, o projeto é considerado viável quando o resultado do cálculo for maior do que zero, pois isso quer dizer que o projeto dará um retorno maior do que a taxa especificada. Exemplo: - Orçamento do projeto: 10.000,00 - Receita com a comercialização do produto/serviço no 1º ano: 2.000,00 - Receita com a comercialização do produto/serviço no 2º ano: 2.500,00 - Receita com a comercialização do produto/serviço no 3º ano: 3.000,00 - Receita com a comercialização do produto/serviço no 4º ano: 3.500,00 - Taxa de desconto (i): 2% VPL = - 10.000 + 1.960,78 + 2.402,92 + 2.826,97 + 3.233,46 VPL = - 10.000 + 10.424,13 VPL = + 424,13 Conclusão: Como o VPL foi maior do que zero, então o projeto é considerado viável.
Payback simples Payback, ou prazo de recuperação do investimento, é uma das técnicas de análise de investimento mais utilizadas. Esta técnica calcula o período (prazo) que o investidor irá precisar para recuperar o capital investido. Nesse sentido, o payback permeia desde o ciclo de vida do projeto até o ciclo de vida do produto. Talvez por este motivo seja dita como uma metodologia apropriada para projetos com risco elevado. Sob o ponto de vista do payback, o projeto é considerado viável quando o prazo encontrado como resultado do cálculo for menor que o prazo desejado para a recuperação do investimento. Exemplo: - Orçamento do projeto: 10.000,00 - Prazo do projeto: 1 ano - Receita anual obtida com a comercialização do produto/serviço no final do projeto: 3.000,00 - Prazo desejado para recuperação do investimento: 5 anos Payback = Valor do investimento ÷ Valor da receita esperada Assim, Payback = 10.000 ÷ 3.000 = 3,3 anos Conclusão: Como o prazo desejado para recuperação do investimento era de 5 anos e o cálculo do Payback resultou em um prazo de 3,3 anos, o projeto é considerado viável.
Ou seja, a questão trocou VPL por PAYBACK!
ERRADO!
-
Não é ferramenta é um calculo.
-
O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.
-
Esse é o conceito de Payback.
-
-
Gab. Errado.
Complementando o comentário do William Fortunato:
Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto.
-
Ao fazer uma análise de viabilidade de projetos dando destaque aos aspectos econômico-financeiros, alguns pontos devem ser considerados:
-fluxo de caixa = entradas e saídas de recursos;
-payback = tempo para que ocorra o retorno do capital investido;
-valor presente líquido = cálclos para refletir na data atual o retorno financeiro esperado;
-taxa interna de retorno = verificar se o retorno esperado é o melhor investimento em relação a outros retornos possíveis.
Fonte; Administração Pública - Augustinho Paludo.
-
Adorei o comentário da Jauna Argenta!!!! Muito bom mesmo... kkkkkk