SóProvas


ID
983128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, julgue os itens a seguir.


Recomenda-se colocar o paciente em atendimento de emergência do sistema circulatório em posição sentada (posição ortopneica), com cabeça e o ombro levantados, mantendo os pés e as pernas para fora da cama, de forma a favorecer a retenção de sangue nas porções de declive do corpo pela força da gravidade, o que diminui o retorno venoso e reduz o esforço cardíaco.

Alternativas
Comentários
  • errado.

    Colocar a vítima em posição de choque: a melhor é em decúbito dorsal, com as pernas elevadas mais ou menos 25 cm. O objetivo é concentrar o volume sangüíneo na cabeça, no tórax e na parte alta do abdômen. Caso essa posição não seja possível, isto é, se causar dor ou desconforto ao paciente, mantenha-o no plano. Se estiver vomitando e não houver qualquer contra-indicação, transporte-o em decúbito lateral;

  • Questão mal formulada! Pois essa posição é mais adequada para o choque cardiogênico.

  • Geralmente uma emergência do sistema circulatório leva a um ou é decorrente de um debito cardíaco extremamente reduzido, causado por uma eficiência muito diminuída do coração em bombear o sangue.

    Esse tipo de situação ocorre, com maior frequência em ataques cardíacos graves, visto que esse tipo de ataque diminui, abrupta e intensamente, a capacidade de bombeamento do coração. Logo para uma resposta a situação de emergência do sistema circulatório deve-se tentar diminuir o trabalho cardíaco e uma das formas é mantendo os pés e as pernas para fora da cama já que isso diminui o trabalho cardíaco uma vez que leva a uma queda do retorno venoso.

    Resposta CERTO


    Bibliografia



    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.