SóProvas


ID
983863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.


A descrição de competências deve ser pautada por cuidados metodológicos, os quais devem envolver o uso de verbos, a indicação de critérios e condições e a presença de obviedades para tornar a competência mais clara em termos de redação.

Alternativas
Comentários
  • "Não se discorre sobre as competências de uma forma isolada, mas sobre as competências inseridas em um sistema organizacional dinâmico e previamente constituído." (Andréia Ribas)  Portanto, a questão está errada ao afirmar sobre descrição de competências.
    As competências são levantadas por meio da definição da estratégia organizacional, seguida de várias etapas que irão culminar na realização da comparação das competências necessárias e disponíveis na organização.Por fim, não há descrição de competência mas mapeamento de competência.
  • A questão é sobre Gestão por Competências. Vamos ao erro:

    A descrição de competências deve ser pautada por cuidados metodológicos, os quais devem envolver o uso de verbos, a indicação de critérios e condições e a presença de obviedades para tornar a competência mais clara em termos de redação. 

    Pelo contrário! Devem-se evitar obviedades (algo previsível, repetitivo) na descrição de competências que é um subsistema da Gestão por Competências.
     
    “ Através de um questionário estruturado, se faz o levantamento das atividades mais relevantes para o desempenho profissional, descrevendo-as em forma de competência. Esta competência, para Brandão e Bahry (2005), deve representar um comportamento daquilo que o profissional é capaz de fazer, e deve ser descrito em forma de ação. Para a descrição de uma competência, de maneira clara e objetiva, os autores sugerem a utilização de um verbo somado a um objeto de ação, seguidos de uma condição e um critério. Ainda segundo os autores devem-se evitar descrições muito longas, utilização de termos técnicos, ambiguidades, irrelevâncias, obviedades, duplicidades, abstrações e a utilização de verbos que não expressem comportamentos observáveis. ”
    Fontes
    http://www.urbano.mg.gov.br/images/stories/oficinas/SIAM/aula_%206_gestao_competencias_2.pdf
    http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/2013/V_CONSAD/VI_CONSAD/017.pdf
    http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/
    Gabarito: errado 
  • Errado – Segundo Carbone e Brandão, as competências devem ser descritas sob a forma de referenciais de desempenho e devem conter um verbo e um objetivo de ação, podendo ser acrescido de uma condição ou critério para realização. Segundo os autores deve-se evitar a construção de descrições muito longas, ambiguidades, irrelevâncias, OBVIEDADES, duplicidades, abstrações e a utilização de verbos que não expressem uma ação concreta.
    Fonte: Andreia Ribas, em http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/

  • (Carbone, Brandão e Leite, 2005): Para obter boas descrições de competências, esses autores recomendam utilizar verbos que expressem comportamentos observáveis no trabalho, como analisar, organizar, comunicar, avaliar, estabelecer e elaborar. 

    Na descrição de competências relevantes à organização, é importante evitar:

    ▼ a utilização de frases muito longas e de termos que dificultem a compreensão;

    ▼ abstrações, ambigüidades, irrelevâncias, obviedades e redundâncias;

    ▼ o uso de verbos que não expressem comportamentos passíveis de observação, como saber, conhecer, apreciar, acreditar, pensar e internalizar, entre outros.

  • A descrição de competências deve ser pautada por cuidados metodológicos, os quais devem envolver o uso de verbos, a indicação de critérios e condições e a presença de obviedades para tornar a competência mais clara em termos de redação. Resposta: Errado.

     

    Comentário: cuidados metódicos e presença de obviedades não contribuem para a descrição de competências. Carbone e Brandão, conforme citados pela Camila Torres.

  • Não é descrição é mapeamento!

  • ERRADO

    Na descrição de competências, evitem-se descrições muito longas, termos técnicos, ambiguidades, irrelevâncias e obviedades, duplicidades e verbos que não expressam uma ação concreta ... É necessário que seja feita a validação de competências visando garantir que todos os funcionários compreendam da mesma forma o comportamento descrito. 

     Andreias Ribas - Gestão de pessoas para concursos

  • Na DESCRIÇÃO tem que conter:


    (VERBO+OBJETO DA AÇÃO)+CRITÉRIO+CONDIÇÃO