SóProvas


ID
984451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

Os teóricos comportamentais rejeitavam a existência da consciência e da introspecção, acreditando que a medição e a predição eram formas objetivas e coerentes para o estudo de fenômenos psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • Os teóricos comportamentais rejeitavam o que denominavam de "mentalismo".

  • rejeitavam como método investigativo * 

  • Questão horrorosa! 

    Nem o próprio Watson (o pai do behaviorismo metodológico) rejeitava a existência da consciência e introspecção. Ele criticava ferrenhamente o mentalismo e seu viés eminentemente subjetivista. Skinner (criador do Behaviorismo Radical) considerava: sentimento, pensamento e comportamento elementos que ele apregoava de "tríade do campo vital" e os três - vide uma análise contingencial - poderiam ser explicados pela relação do indivíduo com o meio (ação e retroação).

    Enfim, se eu tivesse feito essa prova, entraria com recurso. 

  • http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/Vol3_1/psicologia_como_ciencia.pdf      questaop correta

  • Há uma significativa diferença entre, "rejeitavam a existência da consciência e da introspecção", como defende a afirmativa e "rejeitar o estudo dos mesmos não os fazendo seu objeto de estudo".

    Se escolhi estudar psicologia eu passei necessariamente a rejeitar a existência da psiquiatria, administração ou contabilidade? O meu foco de estudo é outro, mas não nego a existência dos demais.


    "É importante notar, porém, que Watson em momento algum nega a existência de processos mentais. Para Watson, o problema no uso destes conceitos não é tanto o conceito em si, mas a inviabilidade de, à época, poder analisar os processos mentais de maneira objetiva. De fato, Watson não propôs que os processos mentais não existam, mas sim que seu estudo fosse abandonado, mesmo que provisoriamente, em favor do estudo do comportamento observável. Uma vez que, para Watson, os processos mentais devem ser ignorados por uma questão de método (e não porque não existissem), o Comportamentismo Clássico também ficou conhecido pela alcunha de Behaviorismo Metodológico.

  • Skinner (1974), em Sobre o Behaviorismo:

    "Eis, como exemplo, algumas das coisas comumente ditas sobre o Behaviorismo ou a ciência do comportamento. Creio que são todas falsas: 1. O Behaviorismo ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais (...)"

    Porém Watson (1913) escreveu em seu manifesto:

    "Os planos aos quais sou mais favorável para a psicologia levam praticamente a ignorar a consciência no sentido em que o termo é utilizado pelos psicólogos hoje"

    Creio que a confusão se dê ao termo "rejeitavam", mas aí ele é usado como desprezado e não negado.