SóProvas


ID
984460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

No que tange à cognição, Skinner propõe que a eficácia de um pensamento produtivo, sendo este um comportamento encoberto, depende da compreensão das relações existentes nos elementos que compõem este problema. Desse modo, o indivíduo será capaz de solucionar novos impasses e desafios.

Alternativas
Comentários
  • A questão fala de cognição e cita Skinner, Skinner é um dos pais da teoria COMPORTAMENTAL, não fala em cognição. 

  • Questão problemática, como quase todas que se propõem a falar de Skinner e da teoria comportamental de maneira reducionista. Infelizmente, como muitos sabem, concurso público emburrece. Temos que fechar os olhos para a teoria e assinalar de acordo com a visão geral, que em se tratando da teoria comportamental, na maioria das vezes é completamente reducionista. Skinner considerou sim nossa cognição, como comportamento encoberto, apenas não lhe atribui o status de causalidade do comportamento.

    A quedtão fala também em relações e compreensão dos elementos que a compõem, o que nada mais do que o estudo das contingências em uma análise funcional.a cognição é estudada na teoria comportamental como qualquer outro elemento, pois ela é tratada como comportamento, sujeita as influências de antecedentes, assim como o sentir e o agir, sendo portanto suscetível de mudanças e conduzir o individuo a resolver impasses. A teoria comportamental não é avessa ao comportamento criativo e nem ao pensamento produtivo. 

  • Meg concordo muito com você. Infelizmente é assim mesmo.

  • "Tendo em vista os problemas apresentados por qualquer classificação, será utilizada aqui uma distinção mais genérica realizada pelo próprio Skinner (1989g). Ele distingue termos mentalistas que se referem a sentimentos dos que se referem a estados da mente ou processos cognitivos. São alguns destes últimos que serão tratados aqui. Uma das críticas mais básicas que Skinner (1989g) faz ao mentalismo é considerar a mente como se fosse um lugar ou um órgão, assim como um agente que faz coisas como perceber o mundo, organizar dados sensoriais, processar informação. 

    Para ele os processos cognitivos são processos comportamentais, i.e., coisas que as pessoas fazem, e não a mente delas faz. Desta maneira, ele não rejeita os 'processos mentais superiores' como a atenção, generalização, discriminação, abstração, formação de conceitos, solução de problemas, descoberta e uso de regras, mas sim a concepção que tradicionalmente se tem destes processos; de que atividades comparáveis ocorrem no mundo da mente. Para Skinner (1961f, 1974), estes processos são comportamentos gerados pelas contingências de reforçamento e têm sido investigados pela análise do comportamento. 

    A análise de Skinner a respeito da concepção tradicional do conhecimento, que envolve as noções de cópia ou representação, 

    armazenagem, memória e recuperação, poderá melhor esclarecer sua posição..."


    Caso tenham interesse:

    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/8526601_92_cap_04.pdf