SóProvas


ID
984487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma paciente com trinta e oito anos de idade chegou ao serviço de atendimento psicológico encaminhada pelo serviço judiciário. Na entrevista inicial, a paciente relatou estar sendo perseguida pelo dono de um minimercado, que estaria apaixonado por ela. Na ocasião em que se conheceram, segundo relato da paciente, ela fora durante uma tarde ao minimercado para fazer compras. Ao entrar no estabelecimento, a paciente notara que o proprietário anunciava produtos, mas que, ao perceber sua presença, ele mudara o tom de sua voz, o que caracterizava interesse sexual por ela. Desde então, a paciente relatou que o referido comerciante não lhe “deixava em paz” e que, aos finais de semana, ele tem enviado vendedores ambulantes que, sob o pretexto de estarem vendendo algum produto na frente da sua casa, levam “mensagens de amor” direcionadas a ela. Um exemplo de investida citada pela paciente, e que fez os vizinhos chamarem a polícia, foi quando o motorista de um caminhão ambulante de venda de abacaxi colocou músicas sertanejas de cunho amoroso para tocar em frente à sua casa, logo após anunciar “olha o abacaxi!”, o que a irritou bastante. Nesse episódio, a paciente foi ao encontro do motorista do caminhão e provocou uma briga. A paciente abriu mais de dez processos judiciais contra o homem que supostamente a persegue e, na última tentativa de fazê-lo parar a “perseguição”, foi em busca da Anistia Internacional.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens seguintes.

O relato da paciente sugere a existência de um delírio do tipo erótico. Nesse tipo de delírio, é comum que a paciente acredite que alguém, em geral uma pessoa de destaque social, está completamente apaixonada por ela.

Alternativas
Comentários
  • Erotomania consiste na convicção delirante de uma pessoa que acredita que outra pessoa, geralmente de uma classe social mais elevada, está secretamente apaixonada por ela.

  • POR QUAL MOTIVO CHEGOU-SE A ESSA CONCLUSÃO. Não entendi

  • Wagner, a diferença desse caso para um outro caso em que o tal comerciante estivesse, de fato, apaixonado por ela é que, em se tratando de erotomania, o sujeito acredita que atitudes banais tais como uma música sertaneja em frente à casa ou então a suposta mudança no tom de voz são, secretamente, métodos sutis e indícios do interesse do outro. Normalmente, quem acharia que um caminhão de abacaxi tocando música sertaneja seria algum tipo de pista ou recado de alguém apaixonado?

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Certo

  • de erotomania para delírio erótico, tem uma certa diferença, não? No caso, a segunda nomenclatura não está descrita, ou está?