A Prevalência no Período indica que há uma correlação importante entre Incidência e Prevalência. Mais especificamente, a Prevalência é uma função da Incidência, mediada pela duração da doença.
P = I x D
Incidência: é a medida mais importante em epidemiologia. Ela é preferida em investigações científicas (pesquisas etiológicas, estudos de prognóstico, ensaios clínicos, entre outros) e é fundamental nas ações de vigilância epidemiológica. A relação I / P permite sua estimativa indireta através da prevalência, quando se tem uma medida válida e confiável da duração média da doença.
Incidência
A Incidência conta o número de novos episódios ou de casos novosde uma doença que surgem em uma população de indivíduos sob risco* em intervalo de tempo definido.
*Qualquer indivíduo que tenha uma probabilidade ≠ 0 de desenvolver a doença deve ser considerado sob risco e não apenas aqueles que apresentam alto risco
Ex. 1: qualquer indivíduo HIV- da população encontra-se sob risco de contrair o HIV, embora os riscos individuais variem muito; entretanto, não há ainda comprovação científica sobre indivíduos naturalmente imunes ao HIV.
Ex. 2: não faz sentido colocar a população feminina em uma medida de incidência de câncer de próstata, pois esta é uma doença restrita à população masculina; a probabilidade de uma mulher desenvolver um câncer de próstata é igual a 0.
fonte:
http://www.uff.br/e-pid/