SóProvas


ID
985255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que diz respeito à semiologia, prevenção e etiologia da cárie dentária, julgue os itens seguintes.


A fluoretação da água de abastecimento público é uma medida de promoção da saúde bucal, dado que associa ao benefício da água tratada a redução da prevalência e severidade da cárie dentária.

Alternativas
Comentários
  • A Prevalência quantifica o número de casos existentes de uma doença em uma população. O número de casos existentes de doença é igual à soma dos casos novos e dos casos antigos.

                                             número de casos existentes 
                                          (novos + antigos) de uma doença
                  Prevalência = ----------------------------------------------
                                               total da população

    A prevalência não mede o risco de adoecimento: ela mede amagnitude (ou seja, o tamanho) da doença na população. 
    Somente a incidência pode medir o risco, pois ela utiliza como denominador a população sob risco de adquirir a doença. Na prevalência, utiliza-se a população total, que é composta de pessoas sob risco de desenvolver a doença e outras que não estão sob risco (os casos antigos, por exemplo).

    Relação entre Incidência e Prevalência

    A Prevalência no Período indica que há uma correlação importante entre Incidência e Prevalência. Mais especificamente, a Prevalência é uma função da Incidência, mediada pela duração da doença. 

                                                   P = I x D
    Incidência: é a medida mais importante em epidemiologia. Ela é preferida em investigações científicas (pesquisas etiológicas, estudos de prognóstico, ensaios clínicos, entre outros) e é fundamental nas ações de vigilância epidemiológica. A relação I / P permite sua estimativa indireta através da prevalência, quando se tem uma medida válida e confiável da duração média da doença.

    Incidência

    A Incidência conta o número de novos episódios ou de casos novosde uma doença que surgem em uma população de indivíduos sob risco* em intervalo de tempo definido.

    *Qualquer indivíduo que tenha uma probabilidade ≠ 0 de desenvolver a doença deve ser considerado sob risco e não apenas aqueles que apresentam alto risco

    Ex. 1: qualquer indivíduo HIV- da população encontra-se sob risco de contrair o HIV, embora os riscos individuais variem muito; entretanto, não há ainda comprovação científica sobre indivíduos naturalmente imunes ao HIV.
    Ex. 2: não faz sentido colocar a população feminina em uma medida de incidência de câncer de próstata, pois esta é uma doença restrita à população masculina; a probabilidade de uma mulher desenvolver um câncer de próstata é igual a 0.
    fonte: 

    http://www.uff.br/e-pid/
  • Ainda não entendi...

  • Na minha opinião essa questão cabe recurso... A fluoretação das aguas de abastecimento é Porteção específica ou seja segundo nível de prevenção de Leavell e Clark e não Promoção de Saúde que seria o primeiro nível de prevenção

  • banca maldita