-
a assertiva está citando a NBR 12.721
essa norma fornece projetos-padrões de edificações e seus respectivos índices (seja de equipamento, materia ou mao de obra) para construir 1 m², essa relação o norma chama de lote de construção.
Através dessa norma o engenheiro poderá saber o quanto ele vai gastar de mao de obra, material ou equipamento paa construir 1m² dos projetos-padrões, tendo já a quantidade resta a ele saber os valores, e esses valores são obtidos nos Sinduscon (Sindicatos da Indústria da Construção Civil)
tendo a área da edificação, o lote (quantidade de insumos) e preço dos insumos o orçamentist terá em mãos o famoso CUB
:)
-
CERTO
Porém depende do humor do examinador, visto que para completar o custo total ainda é acrescentado outros itens, tais como: projetos, fundações, entre outros...
-
Outra que ajuda
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: ANTT
Prova: Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Engenharia Civil
Durante a avaliação de uma edificação, por motivo de força maior, o engenheiro responsável pela vistoria da edificação teria sido impedido de examinar a parte interna do imóvel, registrando esse fato no laudo. O engenheiro combinou, ainda, com quem o designou a fazer a avaliação, que daria prosseguimento ao trabalho sem essa etapa da vistoria. Além disso, o avaliador utilizou um modelo que considera um fluxo de caixa específico, com despesas e receitas previstas ao longo do tempo. Para identificar o custo da edificação, foi adotado o custo unitário básico (CUB).
Com base nessas informações, julgue o próximo item , relativo à avaliação de imóveis urbanos.
Em avaliação de imóveis, é adequada a utilização do CUB para identificar o custo da edificação (CERTO)
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.
-
Como o Davi disse, complicado...
-
Custo total pelo CUB? Como assim?
-
Minha interpretação é que o avaliador se refere ao método de avaliação QUANTITATIVO, isto é, através de orçamentos sintéticos e analíticos, baseados no SINAPI ou SICRO, é possível determinar o CUSTO necessário à avaliação.
-
NBR 14653-02 no item
8.3.1 " Método da Quantificação do custo", diz:
" Utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias. Pode ser apropriado pelo custo unitário básico (CUB) de construção ou por orçamento, com citações de fontes consultadas."
-
A questão não fala em obtenção de custo total através do CUB.
e sim, obtenção do custo "à partir do CUB" , que concluimos incluirá certamente outros fatores, como, fundação, elevadores, urbanização , etc...
Nesse caso, o custo total da construção pode ser calculado a partir da área da construção e do custo unitário, divulgado mensalmente pelos sindicatos da indústria da construção.
Na minha opinião gabarito Correto
-
"A respeito da avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens que se seguem"
Observar que a questão deixa claro que o item se refere à avaliação de imóveis urbanos.
Conforme a NBR 14.653-02, o Método da Quantificação de Custo pode ser apropriado pelo custo unitário básico de construção (Item 8.3.1).
Percebam que a questão não está tratando da elaboração precisa do orçamento de uma obra que será licitada, mas sim da avaliação de um imóvel urbano. Portando, a NBR entende que, embora quanto mais preciso melhor, a aferição do custo por meio do CUB é satisfatória