-
"IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, ..."
-
O tipo de contrato a preço global tende a transferir os riscos de execução à empresa contratada, evitando aditamentos contratuais no decorrer da execução da obra. No entanto, é um tipo de contrato que exige um projeto EXECUTIVO de engenharia bastante elaborado, capaz de definir, com a máxima precisão, o escopo do objeto contratado.
-
hmm
o fato do regime de execução for empreitada por preço global não evita aditivos contratuais futuros
questão errada
-
Não sei qual o erro da questão.
VANTAGENS EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL
· Simplicidade nas medições (medições por etapa concluída);
· Menor custo para a Administração Pública na fiscalização da obra;
· Valor final do contrato é, em princípio, fixo;
· Restringe os pleitos do construtor e a assinatura de aditivos;
· Dificulta o jogo de planilha; e
· Incentiva o cumprimento de prazo, pois o contratado só recebe quando conclui uma etapa.
DESVANTAGENS EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL
Como o construtor assume os riscos associados aos quantitativos de serviços, o valor global da proposta tende a ser superior, se comparado com o regime de preços unitários;
· Tendência de haver maior percentual de riscos e imprevistos no BDI do construtor; e
· A licitação e contratação exigem projeto básico com elevado grau de detalhamento dos serviços (art. 47 da Lei nº 8.666/1993).
http://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/comissoes/comissao-de-controle-administrativo-e-financeiro/acoes/manual-do-ordenador-de-despesas/obras/regime-de-execucao-empreitada-por-preco-global-ou-unitario
https://www.zenite.blog.br/empreitadas-por-preco-unitario-e-por-preco-global-quando-adotar-regime-de-execucao-misto/
Se alguem souber uma fonte que fundamente o erro da questão, favor comentar.
-
Concordo com o concurseiro cerrado, já li várias vezes e não achei o erro, seria tende a transferir o risco?
-
Creio que o erro esteja no termo "evitando" uma vez que, como o Concurseiro Cerrado disse, de fato ele apenas "restringe" os pleitos relacionados termos aditivos.
-
Questão muito bem elaborada!
Acho que o erro da questão está em afirmar que é exigido elevado grau de precisão, o que é praticamente impossível de acontecer... você pode conseguir diminuir o erro do orçamento, mas acertar 100% o orçamento é improvável.
-
Na verdade o regime de contrato que traz maior segurança é o de empreitada integral, no qual a contratada arca, desde o projeto até a execução da obra, com todas as responsabilidades.
-
Acredito que o erro esteja no termo "máxima" precisão, além de estar associado ao projeto básico.
-
ERRADO
O tipo de contrato a preço global tende a transferir os riscos de execução à empresa contratada, evitando aditamentos contratuais no decorrer da execução da obra. No entanto, é um tipo de contrato que exige um projeto básico de engenharia bastante elaborado, capaz de definir, com a máxima precisão, o escopo do objeto contratado.
-
O tipo de contrato a preço global tende a transferir os riscos de execução à empresa contratada, evitando aditamentos contratuais no decorrer da execução da obra. No entanto, é um tipo de contrato que exige um projeto básico de engenharia bastante elaborado, capaz de definir, com a máxima precisão, o escopo do objeto contratado.
IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.
OBS.: Na engenharia civil NÃO EXISTE MÁXIMA PRECISÃO, sempre teremos uma margem de erro pra mais ou pra menos. E outra, o projeto básico além de tudo é bem menos detalhado que o projeto executivo e nem por isso o projeto executivo terá uma MÁXIMA PRECISÃO quem dirá o projeto básico.
-
Concordo com o comentário da Bruna Costa Gomes e da Iara Padilha.
O erro está em definir com a máxima precisão o escopo do objeto contratado. Sendo que mesmo com o projeto executivo a precisão não é 100%. Portanto, questão bem capciosa e gabarito: ERRADO.