SóProvas


ID
990406
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Em uma determinada sociedade limitada, X, o capital social está dividido entre duas pessoas jurídicas, A e B, na proporção de 70% e 30%, respectivamente. O contrato social dessa sociedade é omisso em relação a quem exercerá a sua administração e qual é o diploma legal que lhe deve ser aplicado em caráter supletivo. A sócia A, por sua vez, também apresenta em seu quadro societário apenas pessoas jurídicas. Já a sócia B tem como sócio controlador e gerente uma pessoa física. Nesse caso, enquanto não houver a designação do administrador,

Alternativas
Comentários
  • Art. 1.013, Código Civil. A administração da sociedade, nada dispondo o contrato social em contrário, compete separadamente a cada um dos sócios.

  • Complementando o comentário do colega, o art 1013 é aplicável ao caso, mesmo referindo-se a parte do código civil que trata das sociedades simples. Isto por que a legislação subsidiária da sociedade limitada é justamente a legislação que trata das sociedades simples.

    E na parte do código civil que trata da administração da sociedade limitada, não encontramos disposições referentes a omissão do contrato.


  • GABARITO LETRA B

    LEI Nº 10406/2002 (INSTITUI O CÓDIGO CIVIL)

    ARTIGO 1013. A administração da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete separadamente a cada um dos sócios.