SóProvas


ID
990904
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Se um roteador recebe um pacote com tamanho maior do que o MTU da interface pela qual será feita a entrega do mesmo, o que ocorre em redes IPv4?

Alternativas
Comentários
  • letra C. 

    Segundo Eriberto(2013,p. 275),"É justamente o MTU que causa a fragmentação do IP. Em razão do IP,oriundo da camada 3(rede),ter que entrar no payload do Ethernet ou de outro protocolo da camada 2(enlace), ele deverá ser fragmentado caso não caiba em tal payload."

    **O campo do ipv4 que definirá se um pacote pode ser fragmentado ou descartado é o campo DF(Don't fragment).

    Segundo Eriberto(2013,p. 114),"[...]os valores possíveis são 0(pode fragmentar) e 1(não pode fragmentar)."


    Bibliografia:

    ANÁLISE DE TRÁFEGO EM REDES TCP/IP-JOÃO ERIBERTO-2013-NOVATEC



  • Letra C.

    Por que não pode ser a letra D?

    Pelo fato de haver, no cabeçalho IP, o campo "Flags": são 3 bits, onde tenho o primeiro que é zero (não vale nada) e os outros dois bits. Um é o "Don't fragment" e o outro é o "More fragment";


        -> Dont fragment: significa que, se a flag estiver setada, o pacote não poderá ser fragmentado; ISSO justifica não ser a letra D.

    Ex.: Se um roteador receber um pacote com essa flag ligada e, caso o pacote a ser enviado, for maior do que a capacidade do quadro o roteador pode fragmentá-lo? Não, porque a flag indicou isso. No caso, o roteador notificará a origem (mensagem ICMP) e essa terá que se virar para que o roteador mande esse pacote... no caso somente se for fragmentado pela origem ou então desligar a flag para que o roteador possa fragmentá-lo;

     

    Um ponto importante a ressaltar é que o processo de fragmentação é diferente entre o IPv4 e o IPv6.

    No IPv4, o processo de fragmentação pode ser realizado tanto no host como também realizada pelos roteadores ao longo do trajeto.

    No IPv6, a fragmentação deixa de ser realizada pelos routers e passa a ser processada pelos host emissores.