SóProvas


ID
991804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de RAID e switches de rede, julgue os itens a seguir.

Para que switches apresentem maior desempenho que os hubs na comunicação de rede, é necessário criar e disponibilizar uma tabela ARP (address resolution protocol) para cada VLAN (virtual local area network) disponibilizada no equipamento.

Alternativas
Comentários
  • Tecnicamente eu não sei responder pq está errada, mas raciocinei da seguinte maneira...

    Um switch por si só já é um equipamento que apresenta um desempenho maior (pois a comutação é em hardware) que o hub, não sendo necessário uma tabela ARP para cada VLAN.

    Por obséquio, se manifestem.

  • Creio que o erro é dizer que é necessário ao switch criar e disponibilizar uma tabela ARP. O certo seria tabela MAC.

    Observe que em uma tabela ARP são armazenadas as entradas da seguinte forma:

     Endereço IP           Endereço físico (MAC)

     10.216.26.1           35-b3-99-ff-ff-ff

    O switch é camada 2 (enlace) e portanto não entende endereços IP, que são camada 3 (rede). É necessário, portanto, armazenar apenas endereços MAC em uma tabela MAC:

    VLAN              MAC Address                    Ports

    10                   35-b3-99-ff-ff-ff                 1


    A primeira parte da afirmação está correta: "Para que os switches apresentem maior desempenho que os hubs na comunicação de rede, é necessário..." 

    Se o switch não possuir o endereço do destino em sua Tabela MAC, ele enviará o quadro para todas as portas (exceto a de origem) por broadcast. Ou seja, vai se comportar como um HUB. Isso acontecerá independentemente de ter 1 ou N VLAN's configuradas no switch (apesar de respeitar sempre os domínios de colisão e enviar o broadcast apenas para respectiva VLAN).

  • Eu pensei assim: Ele pode mandar os pacotes entres IP's diferentes, não precisando do endereço MAC, fazendo o ARP desnecessário.

    E o switch também conecta entre tecnologias distintas e pode estar em modo Cut through o que o deixaria mais eficiente que o hub.

    Comentários são bem vindos.

  • Não há relação de VLAN com melhor desempenho de switch em relação ao HUB. De fato, para que o switch seja capaz de enviar apenas para as portas específicas, este deve montar uma tabela ARP com as informações aprendidas.

     

    Fonte: Estratégia

     

    Gabarito: Errado

  • Tudo me leva a crer que a banca tentou confundir domínio de colisão x domínio de broadcast.

     

    Domínio de Colisão ocorre em: cada porta de um switch e no HUB com um todo;

    Domínio de Broadcast ocorre:  hubs, cada vlan do switch e em cada porta de um router;

     

    O desempenho está relacionado com a questão domínio de colisão, visto que nos switches por exemplo, ocorrem em cada porta. Em outras palavras, proporcionam banda livre para as demais portas (desempenho) .

    Já os broadcasts da VLAN não proporcionam nenhum ganho de desempenho para rede. Apenas isolam os tráfegos broadcast conforme tabelas ARPs dos participantes de cada VLAN.

    Portanto não há correlação entre VLAN e o desempenho da rede. VLAN relaciona-se com desacoplamento lógico do físico. 

  • Tá errado porque os Swiches utilizam hardware para serem mais rápidos, ao passo que o roteador utiliza software. O fato de existir tabela não é o motivo de sua superioridade.

  • Switch por definição é um dispositivo de camada 2. Sendo assim não há o que se falar em arp. A não ser que seja um Switch L3.