SóProvas


ID
991813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere ao sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle e ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.

No Oracle, uma das vantagens de se utilizar o ASM (automatic storage management) é a possibilidade de adição de um novo dispositivo de disco ao banco de dados sem o desligamento deste.

Alternativas
Comentários
  • Overview of Oracle Automatic Storage Management (ASM)

    volume manager and a file system for Oracle database files that supports single-instance Oracle Database and Oracle Real Application Clusters (Oracle RAC) configurations. ASM is Oracle's recommended storage management solution that provides an alternative to conventional volume managers, file systems, and raw devices.

    ASM uses disk groups to store datafiles; an ASM disk group is a collection of disks that ASM manages as a unit. Within a disk group, ASM exposes a file system interface for Oracle database files. The content of files that are stored in a disk group are evenly distributed, or striped, to eliminate hot spots and to provide uniform performance across the disks. The performance is comparable to the performance of raw devices.

    You can add or remove disks from a disk group while a database continues to access files from the disk group. When you add or remove disks from a disk group, ASM automatically redistributes the file contents and eliminates the need for downtime when redistributing the content.

    Fonte: http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b31107/asmcon.htm#OSTMG036


  • Gabarito Certo

    Segundo as documentações oficiais, ASM é um sistema de arquivos (File system) e gerenciador de volumes para arquivos do banco de dados da Oracle, tais como controlfile, datafile, parameter file, backupset rman, etc. Está solução é suportável em ambientes Single-Instance e RAC. Nas versões legadas (11gR1 ou inferior) ASM e Clusterware eram coisas distintas, hoje são uma só coisa chamada grid infrastructure. 
    Assim, para ter um ASM em Single-Instance, o Clusterware é instalado e o ASM torna-se um recurso integrado a ele. Porém, não haverá failover de recursos por não existir nodes associados a essa solução (Não é um cluster).
    Quando tive os primeiros contato com ASM confesso que tive quebrar alguns preconceitos e entender bem a fundo suas vantagens e desvantagens. Concluí que ASM é uma ótima solução sobre 3 condições:

    1. Usando sistema operacional Unix

    2. Usando um bom "manager path":

    Se Unix, recomendo: PowerPath, MPIO, multipath ou mknod.
    Se Linux, utilizar o manager path e "Oracle ASM support" ou somente OracleASM lib.
    O problema reside numa possível troca de nomenclatura gerada pelo SO para os discos brutos. Caso aquele que era “/dev/sdc” se tornar “/dev/sdd”, teremos problemas com no startup do ASM.

    3. Tendo um bom alinhamento com o storage

    Não adianta ter uma separação de diskgroup para Index e Data se, no storage, eles estão em um mesmo array (de disco ou controladora). Uma boa configuração arquitetônica do ASM é intrinsicamente dependente de como os discos estão distribuídos. Afinal, é lá que os blocos serão lidos e escritos. Assim, é de extrema importância conhecimentos básicos em storage e obrigatória a leitura da documentação funcional feito pelo fabricante.

    Resumindo: ASM = Gerenciador de Volumes + FileSystem

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !