-
O Anacron é o cron para desktops e notebooks. O Anacron não espera que o sistema continue rodando 24 x 7, como um servidor.
Quando você precisar que um job fique automaticamente rodando em backgroud em uma máquina que não roda como um servidor, você deve usar o Anacron.
Por exemplo, se você tem um script de backup agendado para todos os dias às 23hrs como um job comum do cron, e se seu notebook não estiver ligado às 23hrs, seu script de backup não será executado.
No entanto, se você tiver o mesmo job agendado no anacron, você pode ter certeza que ele será executado assim que o notebook for ligado.
Fonte: http://naoimporta.com/blog/cron-vs-anacron-como-configurar-o-anacron-no-linux/
-
anacron é um programa de computador que executa comandos periódicos agendados, tradicionalmente feitos por cron, mas sem assumir que o sistema esteja continuamente ativo. Assim, pode ser utilizado para controlar a execução de trabalhos diários, semanais e mensais (ou por períodos de n dias) em sistemas que não funcionam 24 horas por dia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anacron
-
O erro da questão está em afirmar que o cron também registra a data e hora do comando mais recente, sendo que esta característica pertence ao anacron e não ao cron.
Fonte: Livro "Manual Completo do Linux - Guia do Administrador, 2ª edição - página 110".
-
Anacron
Este é um complemento para o Crond, necessário em PCs que não ficam continuamente ligados mas onde o cron é necessário. O problema é que o cron só executa as tarefas agendadas enquanto o PC está ligado. Se você por exemplo agendar uma tarefa importante para às 0:00, mas o PC for desligado às 23:00, o comando não será executado. O Anacron
resolve o problema executando todos os comandos atrasados no próximo boot. Não chega a ser essencial, mas é útil em muitas ocasiões.
Fonte:
[1] Entendendo e Dominando o Linux, C E Morimoto