-
Bom, sem citar referências, mas creio esteja errado porque a questão remete aos Control Files. Esse arquivo é fundamental em uma instância para poder referenciar os demais arquivos. Tanto que ele é carregado na fase de MOUNT da inicialização do banco.
Ou seja, no momento de operações DML, nada tem haver com Control Files, e sim com DATA FILES. Esses sim são os arquivos que armazenam fisicamente os dados na base. Os ControlFiles possuem registros sobre a localização dos DataFiles, Redo Log Files, etc.
Acho que o erro da questão é esse.
-
Baseado no comentário do Rafael fui pesquisar e acredito que o mesmo está correto. O erro da questão está em trocar os conceitos de Control Files pelo de Datafiles. Observem a definição da Oracle para Control Files: "control file, which is a small binary file that records the physical structure of the database. The control file includes: The database name; Names and locations of associated datafiles and redo log files; The timestamp of the database creation; The current log sequence number; Checkpoint information)
-
Caros, vou deixar meu ponto de vista sobre essa questão. Se eu estiver errado por favor me corrijam.
"Após se realizar uma alteração ou inclusão de dados em uma tabela do Oracle"(Nesse caso aqui esta sendo feito uma alteração na tabela do oracle, quando o avaliador diz isso creio que ele esteja se remetendo a estrutura lógica do banco, ou seja, na Tablespace, e o control file só será atualizado quando a estrutura física do Database for alterada, ou seja quando um data file for alterado). Quando um dado é inserido no BD ele não vai diretamente para estrutura física, ele fica no cache de memória antes de ir para algum arquivo físico data file. isso só ocorre depois que o BDWR escreve ele no data file. Portanto uma alteração no estrutura lógica é diferente de uma alteração na estrutura física. Assim a questão se torna incorreta.
Bons estudos.
-
O que é o tablespace UNDO?
Um segmento de undo é usado para salvar o valor antigo quando um processo altera dados de um banco de dados. Ele armazena a localização dos dados e também os dados da forma como se encontravam antes da modificação. Basicamente, os objetivos dos segmentos de undo são:
- Rollback de transação: Quando uma transação modifica uma linha de uma tabela, a imagem original das colunas modificadas é salvas no segmento de UNDO, e se for feito o rollback da transação, o servidor Oracle restaurará os valores originais gravando os valores do segmento de UNDO novamente na linha
Fonte:
[1] https://www.oracle.com/br/technical-resources/articles/tablespaces-concept-introduction.html