SóProvas


ID
992317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca dos limites orçamentários e financeiros para registro de suprimento de fundos no cartão de pagamento do governo federal.

A concessão de suprimento utilizando-se natureza de despesa diferente do objeto do suprimento de fundos, ainda que regularizada posteriormente, é fato de restrição contábil e apuração de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Conforme estabelece o Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, Capítulo III, Seção V, o suprimento de fundos é um instrumento de exceção que, a critério do ordenador de despesas e sob sua inteira responsabilidade, poderá ser concedido suprimento de fundos (adiantamento) a servidor, sempre precedido de empenho na dotação própria às despesas a realizar, e que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Agora se o servidor pediu dinheiro para uma determinada finalidade e a utiliza para outra será apurada responsabilidade pois houve desvio de finalidade.
  • A concessão  de suprimento é legal, mas em dotação ou classificação diferente de sua real aplicação, constitui um ato irregular. Pois com este ato poderia estar agindo de má fé na administração dos recursos públicos. Sendo assim a questão está correta.

    Bons estudos!
  • 4.2 O limite orçamentário fundamenta-se na existência de dotação orçamentária nas naturezas de despesa específicas do objeto da concessão do suprimento de fundos. É irregular a concessão de suprimento de fundos utilizando-se natureza de despesa diferente do objeto do suprimento de fundos, sendo fato de restrição contábil e apuração de responsabilidade, mesmo que haja posteriormente a regularização.

    Fonte: Manual SIAFI 021121 - Suprimento de Fundos - http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/021100/021121/

  • A concessão de suprimento utilizando-se natureza de despesa diferente do objeto do suprimento de fundos, ainda que regularizada posteriormente, é fato de restrição contábil e apuração de responsabilidade. Resposta: Certo.