-
Letra C
Acredito que o erro da alternativa I seja a distinção feita que os indicadores serão aferidos pelos níveis institucionais e as metas pelos níveis gerencial e operacional.
Segundo Augustinho Paludo, Administração Pública, 2ª edição, p. 267 e 268
"A avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico-operacional. Ela identifica se os objetivos foram atingidos ou não, proporciona mais transparência às ações do governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações. É realizada com diversas finalidades: determinar a adequação e o alcance dos objetivos; avaliar a eficiência, eficácia e economicidade; avaliar o impacto/efetividade das ações..."
-
A número I está errada devido que todos os níveis da instituição estão voltados para o objetivo final da empresa que foi proposto no planejamento e todos exercem a aferição de indicadores.
Nível operacional, só como exemplo, tem os gráficos de gantt, curva ABC, dentre outras ferramentas que são utilizados com vista no objetivo final e que é "repartido" em meta para ficar mais lógico o desempenho na organização através de mensuração semanal, diária, mensal, bimestral ou mesmo anual. Dessa forma minimiza-se os erros e maximiza o controle para o alcance do objetivo.
O II e III foi bem explicado pelo colega acima.
Espero ter ajudado.
-
Bem discutível esse gabarito já que a Eficiência está sedimentada na economia o que causaria uma redundância na afirmativa III.
-
Gabarito letra 'C'
A alternativa I não faz o menor sentido. De fato, a avaliação de desempenho contempla os níveis institucional, gerencial e operacional. Porém, dizer que a medição ou verificação são separadas entre os níveis é absurdo. Se assim fosse, um Gerente de linha, por exemplo, não poderia verificar se um indicador é adequado ao seu trabalho, estando apenas limitado a verificar o cumprimento das metas.
-
Economicidade não traz redundância nenhuma, pois essa é dimensão de ESFORÇO, já eficiência é de RESULTADO. São os 6Es de Desempenho da Administração Pública: economicidade, execução, excelência, eficiência, eficácia e efetividade.
-
Nao é redundancia. Mesmo que fosse, redundancia nao é errado. Alem de que essa matéria está lotaaada de redundancias do começo ao fim.
-
GABARITO C
LIVRO PALUDO (2017), pg. 313
" A avaliação deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico-operacional."
" A avaliação de desempenho identifica se os objetivos foram atingidos ou não, proporciona mais tranparência às ações de governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações."
" A avaliação é realizada com diversas finalidades: determinar a adequação e o alcance dos objetivos; avaliar a eficiência, eficácia e economicidade;(...)"
THAT'S ALL FOLKS!!!