Presidente
=> Marketing => Produção =>Financeira =>RH
Vantagens: melhor supervisão técnica, contato direto entre os órgãos e cargos, separa funções de planejamento e controle e execução.
Desvantagens: diluição da autoridade de comunicação, subordinação múltipla - chefes e chefe dos chefes, tendência a concorrência entre especialistas.
De acordo com o autor citado no enunciado, as organização podem ser do tipo: Funcionais, Divisionais e Matriciais.
Traremos um resumo de cada uma deles, na visão do autor solicitado.
Funcionais:
- Altamente centralizadas;
- Adequada para organizações simples;
- Adequada para ambientes estáveis
"Seu mecanismo básico de coordenação é a hierarquia dos níveis, e as cabeças funcionais são inerentemente dependentes de uma cabeça central, para a coordenação de seu trabalho". (SILVA, 2008)
Divisionais:
A base é composta por grupos de clientes ou linhas de suprimento de produtos para esses.
"Em uma forma divisional, a alta administração é aliviada de algumas funções de coordenação pela descentralização de tais funções para os gerentes divisionais". (SILVA, 2008)
Matriciais:
- Forma híbrida: produto + função;
- Comando dual.
A alta administração é a cabeça das duas estruturas e concentra a responsabilidade coordenativa da manutenção do balanceamento do poder entre as duas estruturas. (SILVA, 2008)
Portanto, o trecho destacado no enunciado refere-se à organização funcional. As alternativas "c" e "d" estão incorretas (vide explicação acima) e as alternativas "a" e "b" estão descontextualizadas em relação ao tema.
Fonte: SILVA, Reinaldo Oliveira Da. Teorias da Administração. Pearson: São Paulo, 2008
GABARITO: LETRA E