SóProvas


ID
993433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.


O gerente de projeto que realiza suas atividades em uma estrutura matricial tem controle total sobre sua equipe e seu nível de autoridade é compatível com suas responsabilidades.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    estrutura matricial (Departamentalização Matricial) une duas formas de departamentalização: funcional e multidivisional. Ao mesmo tempo em que a empresa possui departamentos especializados (recursos humanos, financeiro, produção etc) os funcionários também são direcionados a unidades geográficas ou produtivas. Então ao mesmo tempo que o funcionário trabalha em seu departamento, trabalha também na unidade para qual ele foi designado.
    Algumas desvantagens dessa estrutura[editar]

    É uma estrutura muito difícil de ser implementada. Problemas com funcionários tendo de responder a mais de um chefe pode criar conflitos. Pode haver também um maior custo de influência, o funcionário perderá mais tempo tentando influenciar ambos os chefes. Funcionários podem não se sentir incentivados a se preocuparem com o sucesso do seu time de trabalho, que está sempre mudando, e dar preferência ao resultado que o produto trará ao seu departamento. Conflitos entre os diretores dos departamentos que o funcionário responde podem se desenvolver, e o custo para resolver esses conflitos se torna alto.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_organizacional

    Resumindo: A estrutura matricial tem duas linhas de comando, geralmente é um gerente de projeto e um gerente funcional.

  • Olá pessoal ( GABARITO ERRADO), segue resumo segundo professor José Alexandre do Canal dos Concursos:

    ESTRUTURA MATRICIAL
    1) Teve início na NASA em 1960;
    2) É multidimensional;
    3) Normalmente engloba estrutura funcional+estrutura por projetos;
    4) É permanente e complexa;
    5) Novo metodo de raciocínio e trabalho para criação de produtos que dependam de pesquisa de alto nível + prazo de execução reduzido (Ex:
    plataforma de petróleo).

    VANTAGENS E DESVANTAGENS
    Vantagens: Equilíbrio de objetivos; Trabalho em equipe multidisciplinar; Elimina mão-de-obra ociosa; Flexibilidade; Projetos integrados;
    Desvantagens: Alta capacitação e maturidade; Presta conta a 2 ou + chefes diretamente ( Conflito de autoridade)= Caso da questão em tela

    Espero ter ajudado pessoal..A dificuldade é para todos...

  • ERRADO. A questão não disse qual o tipo de estrutura matricial, então não podemos afirmar nem que o gerente do projeto terá controle total sobre sua equipe nem que seu nível de autoridade é compatível com as suas responsabilidades. 

    Quando falamos da estrutura matricial fraca, o gerente de projeto é o gerente funcional e sua autoridade é limitada. Quando falamos da estrutura matricial balanceada, o projeto é controlado por ambos os gerentes, e aí sim o gerente do projeto pode não ter controle total sobre a sua equipe e o seu nível de autoridade vai de baixo a moderado. Mas quando falamos da estrutura matricial forte, aí já é diferente. Existe um gerente de projeto para uma equipe dedicada, então o gerente poderá sim ter o controle total de sua equipe e a sua autoridade vai de moderada a alta. 



    Se alguém discordar do meu comentário, por favor, deixe mensagem no meu perfil para que eu possa voltar à questão... Obrigada.


    Fonte: https://plus.google.com/photos/114839054105953352571/albums/5792073214924006721/5925006291244775890?banner=pwa&pid=5925006291244775890&oid=114839054105953352571
  • Uma outra questão pode ajudar a entender melhor o conceito de departamentalização matricial, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Departamentalização

    Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.

    GABARITO: CERTA.

  • A forma de estruturação, a matricial, ocorre quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente, sobre os mesmos membros de uma organização. Um aspecto importante é a autoridade dual, ou seja, um determinado especialista responde a dois chefes, ao gerente funcional da área técnica na qual se encontra e ao gerente do projeto para o qual está prestando serviços (MINTZBERG, 1995).

    É considerado um tipo de estrutura capaz de combinar diversas capacidades necessárias para solucionar um problema complexo. Para a obtenção dos resultados esperados, os membros da equipe necessitam possuir capacidade de relacionamento interpessoal e flexibilidade. (VASCONCELLOS, 1989).

    Segundo Maximiano (1986), no modelo matricial, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos.

    A abordagem matricial combina os aspectos das estruturas funcional e divisional simultaneamente na mesma parte da organização, para tanto ela evoluiu como um meio de melhorar a coordenação horizontal e o compartilhamento de informações (DAFT, 2006).  
    Segundo Leon Megginson (1998) A departamentalização matricial é um tipo híbrido onde vários especialistas são agrupados para completar uma tarefa em tempo limitado. (encontrada em organizações de alta tecnologia , Boing, Nasa, GE).


    Chiavenato (2010:36) fala que o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal que representava a estruturação das empresas tornou-se obsoleto e inflexível e não acompanhava as mudanças da época. Um novo desenho foi utilizado, de formato híbrido, com coordenação descentralizada, facilitando a interação entre os setores. Diz ainda o autor que uma abordagem matricial proporcionava aliar a departamentalização funcional com um esquema lateral de estrutura por produtos e serviços, contribuindo para o dinamismo e inovação.

    Matricial: a essência da organização matricial é a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional. Trata-se de uma estrutura mista, em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a organização por produto ou projeto horizontalizada, ambas se superpondo. (CHIAVENATO, 2000). 


    Maximiano (2000, p. 313) destaca que, A vantagem da estrutura matricial decorre da combinação de dois tipos de estrutura. Enquanto a organização funcional favorece a especialização e a acumulação de conhecimentos, a organização por projetos favorece a orientação para algum tipo de resultado ou problema a ser resolvido. A estrutura matricial equilibra esses dois tipos de vantagens, combinando a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.

    Do ponto de vista evolutivo, segundo Santos (2003), a departamentalização matricial surgiu porque as formas tradicionais de organizar não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização.
    No caso das organizações matriciais, os subordinados se reportam a dois superiores ou supervisores, o que viola os princípios de unidade de comando, como colocado por Fayol e Weber. Para que esse tipo de estrutura, mais flexível ao princípio da cadeia de comando, seja eficiente, é necessário que os supervisores das organizações aprendam a compartilhar o poder, fazendo uso do confrontamento direto para solucionar questões divergentes, e disseminando informação por todas as redes da organização.

    Uma forma de incorporar a realização de projetos, dentro das organizações funcionais, foi a integração de uma estrutura exclusivamente funcional com uma estrutura exclusivamente por projeto. Surge assim, uma estrutura híbrida, chamada de Estrutura Matricial. Conforme Mc Lagan & Nel (2000:26), a estrutura matricial surgiu nos anos de 1970 graças à NASA (National Aeronautics Space Administration) e outras grandes organizações voltadas para projetos. Mas os resultados não foram satisfatórios para a maioria das organizações que adotaram esse modelo.

    Fontehttp://siaibib01.univali.br/pdf/Josiel%20Nilton%20Pereira.pdf

  • Além de trabalhar em uma estrutura matricial, o que quer dizer que existe a necessidade de prestar contas as vezes a mais de um chefe, ele também poderá estar atrelado a um gerente de portfólio o que tambem caracteriza esta necessidade.

    Apesar dele ser responsável pelo projeto não quer dizer que ele tenha total autoridade sobre tudo.


  • O gerente de projeto que realiza suas atividades em uma estrutura matricial tem controle total sobre sua equipe e seu nível de autoridade é compatível com suas responsabilidades. (errado), a estrutura matricial constitui uma composição da estrutura funcional com uma administração de projetos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais.

  • Apesar de não mencionar o nível da estrutura matricial (fraca, balanceada ou forte), é possível interpretar, genericamente, com base nas informações abaixo:

    As organizações matriciais podem ser classificadas como fracas, balanceadas ou fortes, dependendo do nível relativo de poder e influência entre os gerentes funcionais e gerentes de projetos. 

    As organizações matriciais fracas mantêm muitas das características de uma organização funcional, e o papel do gerente de projetos assemelha-se mais ao de um coordenador ou facilitador. Um facilitador de projetos atua como um assistente de equipe e coordenador de comunicações. O facilitador não pode tomar ou executar decisões por conta própria. Os coordenadores de projetos têm poder para tomar algumas decisões, têm uma certa autoridade, e se reportam a um gerente de nível hierárquico superior. 

    As organizações matriciais fortes apresentam muitas das características da organização projetizada, e têm gerentes de projeto de tempo integral com autoridade considerável e pessoal administrativo de tempo integral trabalhando no projeto. 

    Embora a organização matricial balanceada reconheça a necessidade de um gerente de projetos, ela não dá ao gerente do projeto autoridade total sobre o projeto e sobre o financiamento do projeto.

    Fonte: PMBOK, 5a Edicao em Portugues-BR


    Resumindo... se você não se lembrar dessas peculiaridades, basta perceber que matricial é uma combinação entre funcional e projetizada. Logo, não é possível fazer afirmações absolutas como na questão. 
  • O gerenciamento de uma estrutura matricial fica DIVIDIDO entre gerenciamento de projetos e gerenciamento funcional, buscando ações INTEGRADAS.

  • Se uma das desvantagens da estrutura matricial, é ter, pelo menos, uma dupla cadeia de comando. Portanto, ficará cada vez mais difícil o controle total dos seus subordinados. Sendo assim, cada gerente quer se responsabilizar apenas pelo seu trabalho, sua função e também uma péssima coordenação entre os departamentos.

    Portanto, em uma situação de apuros, por exemplo, os funcionários poderão encontrar dificuldades a qual gerente obedecer, seja ele o vertical (imediato; funcional), ou mesmo o horizontal (do projeto)

    GAB ERRADO

  • GABARITO: ERRADO 

     

    Veja um trecho do livro do Chiavenato (Teoria, Processo e Prática, p. 250) 

     

    "Na estrutura matricial, o gerente de projeto ou de produto coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa com pouca autoridade formal.''

     

  • GABARITO: ERRADO. PORQUE a banca foi genérica e não especificou qual a estrutura matricial esta se referindo (Organização matricial forte), conforme pode ser obervado na explicação abaixo:

    Ainda que na prática cada empresa se organize de uma forma completamente diferente, é costume distinguir três tipos de estruturas organizacionais:

    Organização funcional: trata-se de uma estrutura hierárquica onde cada empregado tem um superior definido. A nível superior a empresa organiza-se pelas funções a desempenhar (contabilidade, engenharia ou produção, por exemplo). Os membros do quadro respondem unicamente ao superior do seu departamento, pelo que procura uma linha direta de comunicação entre os níveis inferiores e superiores. Cada área pode se subdividir por sua vez em unidades funcionais mais específicas. Cada departamento realiza o trabalho e as atividades do projeto de maneira independente, concebendo os projetos dentro das áreas funcionais da organização. Neste tipo de estrutura, os projetos que requerem vários departamentos geralmente têm mais dificuldades para se desenvolver, já que são transversais à estrutura organizativa.

    Organização por projeto: esta organização conta com uma equipe dedicada a tempo completo e um gerente de projeto que se situa ao nível máximo dentro da organização. Habitualmente se estrutura também em unidades departamentais, ainda que todos estes devem reportar diretamente ao gerente do projeto.

    Organização matricial: é uma estrutura habitual em algumas empresas de serviços e em organizações que crescem com rapidez. Combina características de organizações funcionais e por projeto. Podem-se distinguir três tipos:

    Organização matricial débil: é muito semelhante a uma organização funcional, sendo o papel do gerente de projeto mais propriamente de coordenador ou facilitador, ou seja, por vezes de ajudante e coordenador, pelo que não pode tomar decisões de forma pessoal, mas tem interligação com todas as áreas funcionais involucradas no projeto.

    Organização matricial equilibrada: conta com um gerente de projeto que tem uma maior autonomia que na organização matricial débil, mas não lhe confere autoridade plena sobre o projeto, especialmente em relação ao financiamento.

    Organização matricial forte: coincide em muitas características com a organização por projetos, já que tem um gerente de projeto e uma equipe administrativa dedicados por completo, sem que por isso se modifique a estrutura funcional. O gerente do projeto possui plena autoridade sobre o mesmo e atua ao mesmo nível que os responsáveis das áreas funcionais.

    FONTE: http://www.itmplatform.com/br/blog/as-estruturas-organizacionais-e-gerenciamento-de-projetos/