SóProvas


ID
993436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.


O planejamento dos prazos, custos e riscos é um processo contínuo que perdura por todo o ciclo de vida do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Certo. São itens que não terminam enquanto o projeto não acaba.

    Comentário do Professor 
    BERNARDO CONRADO - PONTO DOS CONCURSOS
    http://cursos.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/10212_D.pdf
  • De acordo com o PMBOK, os grupos de processos (dentre os quais há o grupo de planejamento) podem repetir-se em cada fase do projeto.

    Os grupos de processos de gerenciamento de projetos são:
    1. Iniciação
    2. Planejamento
    3. Execução
    4. Monitoramento e controle
    5. Encerramento

    Fonte: PMBOK 5ª edição & http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge
  • O Guia PMBoK 2004, orienta os gerentes de projetos a seguirem um Grupo de 44 Processos, contendo 5 (cinco) fases identificadas a seguir:

    1. Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.
    2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.
    3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.
    4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.
    5 - Fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

    Em minha opinião, não existe uma etapa mais importante que outra, e sim, na conjuntura rotineira na qual preciso gerenciar meus projetos, a fase de iniciação realmente comporta o início do projeto conjuntamente com o contrato, e, as três fases seguintes, Planejamento, Execução e Controle, acontecem "quase" que simultaneamente, finalizando o gerenciamento realmente com a fase de Encerramento. 

  • Pessoal eu não concordo com o gabarito da questão. 

    Penso que a questão está errada pois o CONTROLE dos prazos, custos e riscos é que é um processo contínuo, e não o PLANEJAMENTO.

  • Todas as funções que fazem parte do processo administrativo (Plan. - Org. - Dir. Contr.) passam por avaliações, onde comparam o previsto com o executado na prática. O planejamento é um processo cíclico e passa por revisões preventivas e corretivas, logo a gestão de projetos não seria exceção a regra.

  • Uma questão muito boa. Feita para pegar mesmo! O Guia PMBOK 4a. edição apresenta 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos: 1. Iniciação, 2. Planejamento, 3. Execução, 4. Monitoramento e Controle e 5. Encerramento. Esses grupos de processos perpassam as áreas de conhecimento, que são 9: 1. Integração, 2. Escopo, 3. Tempo, 4. Custos, 5. Qualidade, 6. RH, 7. Comunicações, 8. Riscos e 9. Aquisições. Os grupos de processos irão ser aplicados nessas áreas. No caso de Planejamento e Monitoramento e Controle eles são os únicos que irão envolver todas as 9 áreas. Criei umas fórmulas meio malucas para gravar tudo isso:

    IURI IA DE CARRO – Iniciação – Integração e Comunicações

    PM TODAS – Planejamento e Monitoramento e Controle - Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, RH, Comunicações, Riscos e Aquisições

    E ISSO QUE O REI QUER: CARRO – Execução - Integração, Qualidade, RH, Comunicações e Aquisições

    E I A- Encerramento – Integração e Aquisições.

    Para gravar os grupos de processos: IPEME

    Início

    Planejamento

    Execução

    Monitoramento e Controle

    Encerramento

    Para gravar as 9 áreas de conhecimento: IEQUATCCRR 9

    INTEGRAÇÃO

    ESCOPO

    QUALIDADE

    AQUISIÇÕES

    TEMPO

    CUSTOS

    COMUNICAÇÃO

    RISCOS

    RH

    Espero ter ajudado. Abraços.

  • Achei a questão bem confusa. O enunciado remete o candidato a responder com base no PLANEJAMENTO, mas o gabarito ao meu ver esta de acordo com o CONTROLE. Entendo que os prazos custos e riscos são itens preliminares que integram o Planejamento, concordo que o controle seja continuo porque não raramente são feitas correções durante o ciclo de vida do projeto para adequa-lo aos prazos e orçamento, mas isso é algo atípico, via de regra espera-se que tudo saia como foi planejado e cumpra-se todo o cronograma a risca.

  • Livro: Administração Geral para Concursos

    Autor: Rodrigo Rennó

    ...dizemos que os processos (as fases de: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Encerramento) no gerenciamento de projetos são ITERATIVOS, ou seja, são executados repetidas vezes e em diversas fases do projeto.

  • CORRETA


    Achei difícil esse mnemônico do Delcy, aí criei um outro na versão da dele:

    9 áreas do conhecimento - QUATIE CC RR (Lembrem-se do animalzinho quati)

    Qualidade,aquisições, tempo, integração, escopo, custos, comunicação, riscos e RH


    Comentário do Eliel, muito bom :D

  • Ciclo de vida do projeto:
    - fase de iniciação;
    -  fase de planejamento responsável por detalhar tudo que será realizado pelo projeto. Devem constar, nesta fase, os cronogramas, a interdependência das atividades, a forma de alocação dos recursos, o estudo dos cursos, assim sendo, verificando e controlando todo o escopo;
    - fase de execução;
    - fase de monitoramento e controle;
    - fase de encerramento.

    O ciclo, na verdade, é dinâmico.
    Controle -> etapa das mudanças que ocorrem na execução.
    Giovanna Carranza - EuVouPassar

    GAB CERTO, cuidado em ficar preso quanto ao conceito de "Projetos, único, temporário". Fiquei mergulhando nessa extrapolação...

  • Corrigindo o comentário da Luciana:

    O ciclo de vida é formado por:

    1. Inicio do projeto;

    2. Organização e preparação do projeto;

    3. Execução dos trabalhos do projeto;

    4. Encerramento do projeto.


    Processos
    :

    1. Início

    2. Planejamento

    3. Execução

    4. Monitoramento e Controle

    5. Encerramento


    Prof. Carlos Xavier

  • "Registra-se que essas fases não são estanques, mas interralcionadas, sobrepostas e complementares.O planejamento, por exemplo, aliementaa execução fornecendo o plano, que pode ser alterado/atualizado com informações oriundas da suas execução, que, em regra geral, são fornecidas pelo controle/monitoramento."

     

    O Autor de uma forma indireta está dizendo que o processo é cotinuo durante o ciclo de vida do projeto, e de uma forma direta, que a fase de planejamento também está incluso nesse processo continuo.

     

    Portanto, o gabarito está certo. 

     

    Fonte: Paludo, Augustinho.Administração Públuca, 4ºed, 2015.pág.381 e 382.