SóProvas


ID
993853
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere uma empresa que possui duas instalações físicas,distantes de100 km uma da outra,em que se deseja fazer uma conexão do sistema de administração por meio dos canais da internet.Para assegurar que a informação não seja interpretável pelas pessoas não autorizadas,deve-se implementar uma:

Alternativas
Comentários
  • A própria definição de VPN garante sua utilização para garantir a confidencialidade desejada. VPN (Virtual Private Network) é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento (garantido a comunicação de diferentes tipos de dados de usuários - "payloads" - através de encapsulamento) e criptografia (garantindo confidencialidade, integridade e autenticação, para manter seguros os dados trafegados).

    Percebam que a segurança dos dados é garantida exclusivamente pela criptografia. O tunelamento garante o encapsulamento dos diversos tipos de dados trafegados.

    Espero ter ajudado!

  • Prezados,


    Rede Privada Virtual ( VPN ) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros

    Portanto, a alternativa correta é a letra B


  • Gabarito B

    Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros. Em resumo, cria uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o seu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.[1]

    Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Alguns desses protocolos que são normalmente aplicados em uma VPN estão: Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP), L2F, Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) e o IP Security Protocol (IPsec). Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

    Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras podem ser encontradas no mercado. Adverte-se os usuários para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs.

    Para se configurar uma VPN, é preciso utilizar serviços de acesso remoto, tal como o Remote Access Service (RAS), encontrado no Microsoft Windows 2000 e em versões posteriores, ou o SSH, encontrado nos sistemas GNU/Linux e outras variantes do Unix.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !