SóProvas


ID
994138
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca dos embargos infringentes.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA
    Súm. 255, STJ - "Cabem embargos infringentes contra acórdão, proferido por maioria, em agravo retido, quando se tratar de matéria de mérito". 

    b) INCORRETA
    Art. 531, CPC - Interpostos os embargos, abrir-se-á vista ao recorrido para contrarrazões, APÓS o relator do acórdão embargado apreciará a admissibilidade do recurso. 

    c) INCORRETA 
    Art. 530, CPC - [...] Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência. 

    d) INCORRETA 
    Artigo 498, CPC - Quando o dispositivo do acórdão contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unânime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo para recurso extraordinário ou recurso especial, relativamente ao julgamento unânime, ficará sobrestado até a intimação da decisão nos embargos
     
  • A letra A está correta; dúvidas não há, tendo em vista a Súmula 255 do STJ. 

    Todavia, a assertiva B passa longe de estar errada. 

    O CPC, art. 531, diz que o relator, após ABRIR VISTA ao recorrido para contrarrazoar, apreciará a admissibilidade do recurso. 

    A conclusão é singela: a admissibilidade se dá após a intimação para que o recorrido apresente contrarrazões. Se, por qualquer motivo, ele, recorrido, desde que devidamente intimado, não apresentar a contrarrazão, o exame de admissibilidade e o processamento do recurso ocorrerão normalmente. 

    Bem pensada a alternativa B, em sentido contrário, chegaríamos a uma absurda assertiva. O recorrido, ciente de que tem grande chance de ser derrotado nos embargos infringentes, não apresenta a resposta, para que nunca haja exame de admissibilidade e, por consequência, o julgamento. Isso é, por óbvio, teratológico. 

    A parte deve ser intimada. Caso não apresente contrarrazão, arcará com o ônus. O recurso, todavia, seguirá seu trâmite normal. 

    Portanto, a questão deveria ser anulada. 

    Abraço a todos e bons estudos. 

  • Por qual motivo essa questão foi anulada? O que a banca considerou?

  • Caio, acredito que a questão tenha sido anulada pelos motivos os expostos pelo colega Igor: alternativa "a" é "b" estão corretas. 

    =)

  • Desde o CPC 15 não há mais embargos infringentes no proc. civil, mas ainda há no d. penal