SóProvas


ID
995047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à Lei n.º 6.404/1976, à Lei n.º 11.638/2007, à Lei n.º 11.941/2009, a alterações  posteriores e aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens que seguem.

Com o objetivo de evidenciar fielmente as operações de leasing nos demonstrativos contábeis, as operações de leasing operacional passaram a ser classificadas como operação de compra e venda financiada e não mais como mero arrendamento, o que obrigou o reconhecimento do passivo integral e o registro do bem na arrendatária.

Alternativas
Comentários
  • as operações de leasing FINANCEIRO passaram a ser classificadas como operação de compra e venda financiada e não mais como mero arrendamento, o que obrigou o reconhecimento do passivo integral e o registro do bem na arrendatária.

    Gab. Errado

  • Arrend.mercantil operacional:

      - não transfere riscos e benefícios

      - reconhece como despesa com arrendamento

     - não reconhece o bem no imobilizado

     

    D- desp.arrendam.             

    C- arrendam. a pagar       

     

    D- arrendam. a pagar 

    C- caixa

  • O leasing, ou arrendamento mercantil da modalidade arrendamento financeiro operacional, transfere os o direito de uso do bem, por determinado período de tempo, através de contrato, o reconhecimento da obrigação de pagamento não é contabilizado pela arrendatária, mas sim as parcelas pagas, debitando despesa e creditando caixa ou banco, como se fosse um aluguel.

  • ERRADO

    ARRENDAMENTO MERCANTIL NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO ARRENDATÁRIO

    Arrendamento Mercantil Financeiro > No reconhecimento inicial de um arrendamento mercantil financeiro, deve-se no início do prazo registrá-lo como ativo e passivo, ou seja, o direito de uso do bem ficará registrado no ativo e a dívida assumida no passivo. O valor a ser registrado deve ser igual ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil.

    Arrendamento Mercantil Operacional > Para os arrendamentos mercantis operacionais, os pagamentos da prestação (excluindo os custos de serviços tais como seguro e manutenção) devem ser reconhecidos como despesa na base da linha reta (linear) durante o prazo do arrendamento, salvo se outra base sistemática for representativa do padrão temporal do benefício do usuário.

  • O erro da questão consiste em afirmar que as operações de LEASING OPERACIONAL passaram a ser classificadas como operação de compra e venda ... Pois na verdade, as operações de arrendamento operacional, por serem em modalidade em que o bem arrendado proporciona a utilização dos serviços sem que haja comprometimento futuro de opção de compra - caracterizando-se, essencialmente, como uma operação de aluguel - não devem integrar as contas do balanço patrimonial. 

     As obrigações decorrentes do contrato de arrendamento operacional não devem integrar as contas do passivo circulante ou exigível a longo prazo, exceto pela parcela devida no mês. 

    Ou seja, não existe a obrigação de reconhecimento do passivo integral.

  • De forma simples e prática que vem me ajudando muito:

    Leasing mercantil financeiro: Transfere tudo ( despesas e os riscos do empreendimento ficam a cargo do arrendatário);

    Leasing mercantil operacional: Não transfere nada.

  • Acredito que a questão está desatualizada, pois com a revisão do CPC 06, o arrendatário na data do inicio deve reconhecer o direito de uso e o passivo de arrendamento!

  • SHOW!!