-
Primeiramente hedge significa assumir risco.
-
"os instrumentos financeiros destinados à venda futura, denominados de disponíveis para venda, deverão ter seus valores atualiza‐ dos pelo seu valor justo. Isso significa que os valores desses ativos serão ajustados a preço de mercado ou outra forma de valor justo, conforme o caso, e as contrapartidas não serão registradas em contas de resultado, mas sim diretamente no patrimônio líquido na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial. Entretanto, serão deslocados para o resultado quando os ativos forem transferidos para venda imediata, quando a nomencla‐ tura oficial é ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio do resultado, ou quando efetivamente forem negociados se esta alternativa ocorrer primeiro."
(FIPECAFI 418)
FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.
-
CERTO.
Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:
(a) variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 04 – Ativo Intangível);
(b) ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos conforme item 93A do Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados;
(c) ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (ver Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis);
(d) ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda (ver Pronunciamento Técnico CPC 38 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração);
(e) parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa (ver Pronunciamento Técnico CPC 38).
Fonte: Igor Cintra
-
Demonstração de Resultado Abrangente.
É obrigatória apenas para Companhia Aberta. A Demonstração do Resultado Abrangente se inicia logo após a Demonstração de Resultado do Exercício.
É a diferença entre todas as receitas e todas as despesas (Demonstração do Resultado do Exercício MAIS Resultados Abrangentes), assim, não pode ser entendida como um elemento separado, uma vez que não é necessário nenhum princípio específico para seu reconhecimento, ou seja, todos os princípios para reconhecimento e mensuração, válidos as demais demonstrações, são válidos para a abrangente.
Os itens de resultado abrangente são:
Os efeitos de correção de erros e mudanças de políticas contábeis apresentados como ajustes retrospectivos de períodos anteriores;
Alguns ganhos e perdas provenientes da conversão de demonstrações contábeis de operação no exterior;
Alguns ganhos e perdas atuariais;
Algumas mudanças nos valores justos de instrumentos de hedge.
Hedge: é uma operação financeira que funciona como um seguro.
-
complicado, apenas a parcela EFETIVA é reconhecida em outros resultados abrangente e, por conseguinte, na DRA. A parcela INEFETIVA será reconhecida como resultado do exercício no Resultado.
-
O QUE É Hedge de fluxo de caixa?
Hedge --> Proteção de um fluxo de caixa futuro, gerado por um ativo ou passivo. Parcela efetiva dos ganhos e perdas do hedge (aquela coberta pela operação) vai para o Patrimônio Líquido, até que a transação se efetive, para, depois, ser lançada no Resultado.
Portanto, correta!
Fonte: dei um google
-
HEDGE: transação compensatória que visa proteger (um operador financeiro) contra prejuízos na oscilação de preços; proteção cambial.
Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem: parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa (ver Pronunciamento Técnico CPC 38).