Típica questão decoreba: LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.
A)Trata-se do conceito de ações afirmativas
Ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;
B)Trata-se do conceito de discriminação racial ou étnico-racial
Discriminação racial ou étnico-racial:toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;
Desigualdade de gênero e raça:assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;
C)Não é facultativo, é OBRIGATÓRIO
Art.11 - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio,públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral daÁfrica e da história da população negra no Brasil, observado odisposto na Leino9.394,de 20 de dezembro de 1996.
D)Não é prevista na lei tal obrigatoriedade
Art.25. É assegurada a assistência religiosa aos praticantes dereligiões de matrizes africanas internados em hospitais ou em outrasinstituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos a pena privativa de liberdade.
E)Transcrição do art. 55 do Estatuto:
Art.55. Para a apreciação judicial das lesões e das ameaças de lesão aos interesses da população negra decorrentes de situações de desigualdade étnica, recorrer-se-á, entre outros instrumentos, à ação civil pública, disciplinada na Lei no7.347,de 24 de julho de 1985.
Acredito que a questão tenha sido anulada porque fala em Estatuto da Desigualdade Racial e na verdade se trata do Estatuto da Igualdade Racial.