SóProvas


ID
995836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No que concerne ao direito financeiro, julgue o seguinte item.

Exige - se, para a aprovação de emendas que acrescentem despesas a projeto de lei orçamentária anual, além da compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias, a indicação dos recursos necessários para custeá - las, que podem provir, por exemplo, da anulação de despesas, independentemente de sua natureza.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. “Independente de sua natureza” não. A Constituição estabelece que as emendas devem indicar os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre: a) dotações para pessoal e seus encargos; b) serviço da dívida; c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal. (CF, art. 166, §3º, II, “a” a “c”).
    http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/07/22/policia-federal-prova-pf-2013-delegado-gabarito-extra-oficial-direito-tributario/

  • Comentário em vídeo excelente da professora

  • Gabarito Errado.

    CF, art. 167; IX. São vedados: A instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa. § 1º; Nenhum investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

  • Fantástico o comentário da professora!

  • ART. 166, § , I e II, a,b,c, CF ==========> DEPENDE DA NATUREZA DA DESPESA

  • Emendas à LOA

     

    Só podem ser aprovadas quando:

     

    I) Sejam compatíveis com o PPA e LDO

     

    II) Indiquem recursos necessários, admitidos os provenientes de anulação de despesas, excluídos os que incidam sobre:

     

         a) Dotações para pessoal e seus encargos

         b) Serviços da Dívida

         c) Transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e DF.

     

    III) Sejam relacionadas com:

     

    a) Correção de erros ou omissões

    b) Com dispositivos do texto do projeto de lei. (emendas de redação)

     

    Qualquer erro, favor, corrijam-me.

  • As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o PPA e a LDO; indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa (excluídas as que incidam sobre dotações para pessoal e seus encargos; serviço da dívida; transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal) ou sejam relacionadas com a correção de erros ou omissões; ou com os dispositivos do texto do projeto de lei.

    Resposta: Errada

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Não pode anular a PEST

    Pessoal e Encargos

    Serviços da dívida

    Transferência tributária

  • O vídeo da professora é realmente muito bom para que se tenha um panorama de como funciona o orçamento, porém não trata do art. 166, § 3º, incisos I, II, a, b, c, dispositivos que são essenciais para que a questão em análise seja respondida com excelência.

  • A possibilidade de aprovação de emendas que acrescentem despesas a projeto de lei orçamentária anual está prevista no art. 166, §3º, da CF. Extrai-se deste artigo que tal previsão possui restrições formais e materiais.

    São restrições materiais:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias; (compatibilidade com o PPA e a LDO)

    II - indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:

    a) dotações para pessoal e seus encargos;

    b) serviço da dívida;

    c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; ou

    São restrições formais:

    III - sejam relacionadas:

    a) com a correção de erros ou omissões; ou

    b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

    Desta maneira, a afirmativa está incorreta por ferir umas das restrições materiais previstas para aprovação de emenda que acrescente despesa à LOA.