-
e) trabalhar em equipe e compartilhar novos conhecimentos e habilidades.
-
A competência interpessoal diz respeito à capacidade de relacionar-se em grupo, de lidar com as pessoas de forma diferenciada, cada qual com sua característica e de acordo com cada situação. Envolve a percepção do outro e das situações que envolvem os relacionamentos interpessoais. Sendo primordial para o trabalho em equipe e a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos.
Peguei esse trecho de uma aula minha da pós que fala sobre a competência interpessoal:
"Conhecer os outros implica inicialmente em ter um vasto conhecimento da natureza humana e das motivações mais comuns e frequentes que impulsionam o Homem a agir. Saber que cada pessoa é específica, original e possui reações próprias; que, em sua formação, cada uma foi marcada por realidades diferentes: meio familiar, escolar, cultural, social e profissional e que cada indivíduo atuará em função de sua experiência de vida. Cada pessoa tem necessidades, que dirigem o seu comportamento, as quais ela procura constantemente satisfazer.
Não só as pessoas são diferentes entre si, mas também as necessidades variam de indivíduo para indivíduo. E é essa grande diversidade que se constitui em uma das imensas riquezas humanas, por isso é necessário que se faça respeitar tais diferenças."
É por aí a definição e o entendimento sobre a competência interpessoal.
-
Para não perder muito tempo utilizei a técnica de palavra-chave
Competência=> CHA
Conhecimento
Habilidade
Atitude
-
As
cinco competências básicas no local de trabalho
1 - Recursos: Identifica,
organiza, planeja e aloca recursos;
2- Interpessoal:
Trabalha com outras pessoas, relacionamento;
3 - Informação: Obtém e utiliza
as informações;
4 - Sistemas: Compreender inter-relações
complexas;
5- Tecnologia: Trabalha com uma
variedade de tecnologias;
-
Complementando...
Trabalhar em equipe é aprender em equipe. Essa é uma das disciplinas descritas por Peter Senge como necessárias para uma organização que aprende. Inovar é aprender, sempre. A questão fala de "visão inovadora e dinâmica da missão", ou seja, como fazer diferente aquilo que é o negócio da organização. Assim, novas tecnologias, ferramentas e equipamentos(letra "a") podem ajudar na eficiência e na eficácia, mas não trazem impacto tão grande na inovação. Compreender os sistemas tecnológicos centrais(letra "b") é básico, fundamental, necessário à sobrevivência, assim como obter, organizar e interpretar as informações necessárias (letra "c") e planejar e alocar os recursos conforme as metas(letra "d").
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. E]
bons estudos
-
Para responder uma questão dessas é necessário desenvolver a competência da adivinhação.
-
Na verdade não Daniel.
É necessário apenas estudar, pensar logicamente na hora de responder as questões e evitar se deixar levar pelas pegadinhas da banca.
Perceba que nos itens A e B, a banca quis levar as pessoas a confundirem a expressão "inovadora e dinâmica" com "tecnologia".
No item C, "obter, organizar e interpretar as informações necessárias ao desenvolvimento das atividade" é obrigação de qualquer funcionário de qualquer empresa e não de um empresa que queira ter uma missão inovadora e dinâmica.
Por fim, no item D, "planejar e alocar recursos humanos e tecnológicos adequado" não é competência de todos os funcionários. Só os que têm essas obrigações e autoridade é que devem apresentar essas competências.
-
"Uma organização que deseja desenvolver uma visão inovadora e dinâmica da sua missão, valoriza em seus colaboradores, sobretudo, a competência interpessoal orientada para:"
Para responder essa questão é importante saber o conceito de interpessoal. Esse consiste no relacionamento entre duas ou mais pessoas. Além disso, é uma das competências presentes nas organizações. A definição de competência em um sentido mais tradicional engloba CHA (conhecimento, habilidade e atitude). Por essas razões a última alternativa está correta.
e) trabalhar em equipe e compartilhar novos conhecimentos e habilidades.
Bons estudos!
-
GAB.: E
Somente a alternativa E compreende uma competência exclusivamente interpessoal, conforme pedido pelo enunciado (relacionamento com pessoas). Embora a letra D cite alocação de recursos humanos, esta atividade dispensa interação interpessoal, pois é atividade de gestão estratégica que modifica os papéis na organização, sem afetar o modo como o gestor se relaciona com os demais membros.