I. A construção por etapas é recomendada quando o coeficiente de adensamento do solo é baixo.
Errado (?). Entendo que a construção por etapa deve ser para solo com coeficiente ALTO. Se houver construção rápida para um solo com coeficiente alto, teremos uma ruptura e risco de acidente. Gostaria da confirmação dos colegas.
II. A sobrecarga temporária consiste na aplicação de um carregamento maior do que aquele que atuará na vida útil da obra para antecipação dos recalques.
Ok.
III. Os drenos verticais de areia diminuem as distâncias de drenagem e aceleram o adensamento.
Ok.
IV. A aplicação dos drenos verticais ( de areia ou fibroquímicos ) é indicada quando o coeficiente de adensamento do solo é elevado.
Errado. É indicado para coeficiente BAIXO.
Coeficiente de adensamento: cv = T*hd²/t
De maneira bastante resumida, tem-se que:
- T = fator tempo, tabelado e possui gráfico específico;
- hd = altura de drenagem. Corresponde à distância a ser percorrida pela água até uma face porosa. Hd = altura total da fundação do aterro, se a drenagem for apenas por uma face; Hd = altura da fundação do aterro / 2, se existirem duas camadas porosas. Lógica: a água sempre vai buscar a menor distância a ser percorrida.
- t = tempo necessário para o recalque acontecer (é em função do fator tempo, o T).
Analisando a equação, considerando Hd = constante, e considerando o mesmo fator tempo, o cv será baixo se o tempo para ocorrer o recalque for muito grande. É o caso típico dos solos argilosos. Seguindo o mesmo raciocínio, se o tempo for muito curto, o coeficiente de adensamento será alto.
Analisando as proposições I e IV baseada na equação acima:
I - Se o coeficiente é baixo, significa que o tempo para que determinado recalque ocorra é muito grande, ou seja, demora. Assim, se for construído em etapas, o recalque demoraria muito mais a acontecer (comparando com a situação de construir 'de uma vez só'). Lembrando que, em aterros sobre solo mole, as principais estratégias para contornar os problemas de recalque são: acelerar os recalques (drenos ou sobrecargas); reduzir a sobrecarga (substituir núcleo do aterro por bloco de eps, por ex) para reduzir o recalque; realizar a troca do solo (se profundidade <3m).
IV - Se o coeficiente é elevado, significa que o tempo para que o recalque ocorra é curto. Assim, não é necessário acelerar o recalque, pois ele já é rápido.