SóProvas


ID
997381
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As fundações superficiais ou rasas são assim denominadas por se apoiarem sobre o solo a uma pequena profundidade em relação ao solo circundante. NÃO apresenta informações sobre esses tipos de fundações:

Alternativas
Comentários
  • A sapata associada é comum a vários pilares cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

  • Resposta é letra "D". 

    a) Correta: Baldrame ou viga de fundação é um tipo comum de fundação para pequenas edificações, considerada um tipo de fundação rasa. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, que pode ter estrutura transversal tipo bloco, sem armadura transversal, dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados. É mais empregada em casos de cargas leves como residências construídas sobre solo firme.

    b) Correta: É um processo que tem sido aplicado em construções de casas populares sobre terrenos de pouca firmeza, quando a camada fraca de solo é muito profunda. É como se fosse uma laje, construída sob toda a extensão da obra, no chão. A ferragem usada no radier será sempre igual à de uma laje, na bitola mínima de 3/8, armada em cruz na parte inferior como na superior, distribuindo a carga por toda a superfície.

    c) Correta: A sapata é uma fundação direta, geralmente de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa sobre a qual se apóiam colunas, pilares ou mesmo paredes.Ela pode ser corrida, isolada ou associada.

    d) Errada: Sapatas associadas transmitem ações de dois ou mais pilares adjacentes. Normalmente seu recurso é procurado quando não é capaz, por falta de espaço ou por estarem muito próximos, a utilização de sapatas isoladas para cada um dos pilares que foram associados. Quando estão muito próximas, suas bases ficariam sobrepostas ao fazê-las isoladas em planta, nesse caso usa-se o recurso da sapata associada, recebendo as ações de dois ou mais pilares e dentro do espaço correto. Não é necessário que os pilares estejam no mesmo alinhamento, apenas próximos.

    e) Correta: O bloco é uma fundação direta (não confundir com "bloco" utilizado em fundações indiretas), geralmente de concreto ciclópico; é como que uma sapata com grande espessura, formando assim um maciço que dispensa armadura no concreto.


  • A letra "d" é a mais incorreta, pois nas ultimas duas versões da norma o texto indica que recebe pilares cujo os centros não estejam alinhados...

    Questão passível de anulação, uma vez que a definição de radier mudou da NBR6122/96 para a de 2010.

    Na NBR6122/2010 o radier recebe "parte ou todos" os pilares de uma obra. Como essa prova foi aplicada 2013, a letra "b" deveria está de acordo com o texto da nova norma.

  • SAPATA ASSOCIADA OU RADIER PARCIAL: Sapata comum a vários pilares com centros não alinhados

    VIGA DE FUNDAÇÃO: Elemento de fundação comum a vários pilares com centros alinhado

    SAPATA CORRIDA: Sapata com carga distribuída linearmente

  • A própria definição de sapata associada mudou da nbr de 96 para a de 2010. Transcrevo exatamente as definições dadas no início da norma.

     

    NBR 6122/1996

    3.5. Sapata associada (ou radier parcial): sapata comum a varios pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

     

    NBR 6122/2010

    3.5. Sapata associada: sapata comum a mais de um pilar

     

    A minha interpretação é que a nova definição deixa margem para que sapata associada possa vir a ter pilares alinhados, já que a nova definição não restringe mais a questão do alinhamento na categoria sapata associada. Porém como a questão abordou o assunto dizendo que SOMENTE são sapatas associadas aquelas em que os pilares estão alinhados, isso tornou a questão errada. 

  • Mas o radier, conforme a NBR 6122/2010, é um elemento de fundação que recebe PARTE ou todos os pilares da obra. 

  • Breno, o item está correto quando diz que radier recebe todos os pilares.

     

    Inclusive, na norma NBR 6122 diz PARTE OU (inclusivo) TODOS. 

  • Complementando o Ed s:

     

    NBR 6122/1996

    3.5. Sapata associada (ou radier parcial): sapata comum a varios pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

     

    NBR 6122/2010

    3.5. Sapata associada: sapata comum a mais de um pilar

     

    NBR 6122/2019

    3.39 Sapata associada: sapata comum a dois pilares. A denominação se aplica também a sapata comum a mais do que dois pilares, quando não alinhados e desde que apresentem menos de 70 % das cargas das estruturas.