SóProvas


ID
997387
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O sistema construtivo caracterizado pela conformação do “esqueleto estrutural”, estruturado em perfis leves de aço galvanizado conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas, geralmente painéis cimentícios, autoportante, sendo capaz de suportar as cargas da edificação, denomina - se

Alternativas
Comentários
  • a) Steel-framing - resposta correta

    Sistema construtivo caracterizado pela conformação do “esqueleto estrutural”, estruturado em perfis leves de aço galvanizado conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas, geralmente painéis cimentícios, autoportante, sendo capaz de suportar as cargas da edificação.

    b) Wood-framing

    Análogo ao steel-framing, só que com estruturas de madeira.

    c) Dry-wall

    A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. Muitas pessoas confundem o termo como sendo sinônimo de gesso acartonado, mas o gesso acartonado é um tipo de dry-wall, não o único. Outro exemplo são as paredes de placas cimentícias.

    d) Tilt-up

    O processo construtivo Tilt-Up consiste em produzir “in locum” paredes de concreto que são preparadas utilizando o piso da fábrica como forma a seguir, são inclinadas para cima por guindaste e colocadas em posição.

    e) Pré-moldado

    Peça modular, moldada na fábrica (pré-fabricado) ou na própria obra, que se junta a uma outra como parte de uma quebra-cabeça a ser montado o lugar de construção. Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura.

  • Light Steel Framing (LSF) 

     

    é um sistema construtivo industrializado

    -composto por perfis leves de aço galvanizado

    - possibilidade de o fechamento ser realizado por placas cimentícias, painéis de tiras de madeira orientadas (Oriented Strand Board) ou peças de gesso acartonado

    - “Tecnicamente, frame é o esqueleto estrutural projetado para dar forma e suportar a edificação, sendo composto por elementos leves – perfis formados a frio (PFF).

     

    https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/light-steel-frame-garante-obras-rapidas-e-limpas_13620_10_0

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

     

  • ->  Steel-framing:

     

    é um sistema estrutural composto por um esqueleto estrutural de perfis conformados a frio, em aço galvanizado, inter-conectados, que formam uma estrutura de vários elementos que trabalham monoliticamente. Executado o "esqueleto estrutural" parte-se para a vedação com painéis, que poderão, ainda, ser revestidos de acordo com a necessidade. As paredes externas têm função estrutural e são constituídas pelas placas cimenticias, enquanto que as paredes internas são fechadas por placas de gesso para drywall e, entre elas, manta de  fibra de vidro.

     

     

    -> Wood-framing: é uma estrutura é composta por perfis de madeira que em conjunto com as placas estruturais, também, de madeira formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitindo-as até a fundação. Todos os elementos estruturais acima das fundações são compostos de barrotes e vigas de madeira, cortados em obra e conectados através de pregos e conectores metálicos. A estrutura pode, então, ser revestida com contraplacado.

     

     

    ->Dry Wall: é um sistema construtivo, que utiliza chapas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas, e compõe as paredes internas e o revestimento interno das paredes perimetrais

     

    Apesar do steel framing e o Dry-Wall serem visualmente semelhantes, conceitualmente apresentam características distintas.

     

    O steel framing é a conformação do “esqueleto estrutural” composto por painéis em perfis leves  projetados para suportar todas as cargas da edificação

     

    Já o Dry-Wall é um sistema de vedação, não estrutural, que utiliza aço galvanizado em sua sustentação, e que necessita de uma estrutura externa ao sistema para suportar as cargas da edificação.

     

    -> Tilt up: é um sistema de fabricação de placas de concreto de grandes dimensões, autoportantes, que  têm função estrutural e de fechamento. Essas paredes  podem apresentar as mais variadas formas e texturas, são moldadas  em concreto armado e executadas no próprio canteiro de obras, utilizando a superfície do piso como fôrma na posição horizontal. Depois, são içadas por um guindaste e posicionadas em sua posição final.

     

    -> pré-moldado: é aquele executado fora do local de utilização definitiva da estrutura, com controle de qualidade. Podem ser enquadrar dentro desse conceito alguns sistemas acima, como steel-framing.

     

    -> elemento pré-fabricado: é um elemento pré-moldado, executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra sob condições rigorosas de controle de qualidade, como por exemplo, o tilt up.