SóProvas


ID
99739
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as frases abaixo:

I. O leitor perguntaria se as comissões são úteis e necessárias.

II. Com essa CPI, acabaria tudo em pizza, novamente?

III. Os abusos, embora lamentáveis, são freqüentes na vida pública, asseverou o colunista.

Elas se encontram, respectivamente, em discurso.

Alternativas
Comentários
  • Discurso direto e indireto - As falas de um personagem:Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto.No DISCURSO DIRETO, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.Na seguinte passagem do romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, ficamos sabendo do sofrimento e da rudeza de Fabiano, o protagonista, através da forma como ele se dirige ao filho."Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.- Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai."No DISCURSO INDIRETO, o narrador "conta" o que a personagem disse. Conhecemos suas palavras indiretamente. A passagem mencionada acima ficaria assim:"O pai gritou-lhe que andasse, chamando-o de condenado do diabo."Há ainda, uma terceira forma de conhecer o que as personagens dizem. É o DISCURSO INDIRETO LIVRE. Nesse caso o narrador passa do discurso indireto para o direto sem usar nenhum verbo dicendi ou travessão.Por exemplo, numa outra passagem de Vidas Secas, o narrador usa o discurso indireto livre para caracterizar a personagem de seu Tomé:"Seu Tomé da bolandeira falava bem, estragava os olhos em cima de jornais e livros, mas não sabia mandar: pedia. Esquisitice de um homem remediado ser cortês. Até o povo censurava aquelas maneiras. Mas todos obedeciam a ele. Ah! Quem disse que não obedeciam?"Podemos observar que a última reflexão não é do narrador, e sim da personagem, pensando sobre a questão. *Heidi Strecker, filósofa e educadora.http://educacao.uol.com.br/portugues/discurso_direto_indireto.jhtm
  • O discurso é direto quando são as personagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, põe-nas em cena e cede-lhes a palavra. 

    No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagensa falar diretamente, mas faz se o intérprete delas, transmitindo ao leitor que disseram ou pensaram. 

    Discurso Indireto Livre é um caso misto de reprodução das falas dos personagens em que se fundem palavras do narrador e palavras dos personagens; trata-se do discurso direto livre.

     

    Fonte: http://www.algosobre.com.br/redação

     

     

     

     

     

    "A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a levei comigo."  

     

     

     

    ??

    ??

    ??

    ??

    ??

    ??

    ??

    (Machado de Assis, Quincas Borba, cap. XXXIV)  

     

  • Letra c-Características principais:

    I-Discurso indireto>>é narrado em terceira pessoa.

    II-Discurso indireto livre>>Não se sabe quem faz a pergunta (narrador ou personagem).

    III-Discurso direto>>Verbo dicendi.Exemplo,asseverar.

    Espero ter ajudado!Bons estudos.