-
Errei, por querer responder rápido, mas ví que a questão é muito simples, só fizeram inverter o P2
-
O conjunto dos espertos (menor) está contido no conjunto dos carinhosos(maior), sendo que existem alguns carinhosos que não são espertos. Segundo a teoria "todo A é B" equivale ao "se, então". os dois não possuem a propriedade comutativa: posso dizer que "A e B" é o mesmo que "B e A", mas não posso falar que A -> B é o mesmo que B -> A. Ou não posso falar que "todo A é B" é o mesmo que "todo B é A".
Gabarito B
-
A questão pede a alternativas que "N Ã O" apresenta uma conclusão lógica das premissas. Quem ler muito rápido pode acabar fazendo besteira, pois de fato a conclusão da alternativa B é a única que não segue a lógica das premissas
-
PQP, um não passa muito despercebido.
-
Questão relativamente simples, mas exige atenção.
P1. As raposas são espertas.
P2. Animais espertos são carinhosos.
P3. Quem sabe caçar coelho não é carinhoso.
_______________________________________________________________________
a) Raposas não sabem caçar coelhos. CERTO (se quem sabe caçar coelho não é esperto então as raposas não caçam coelhos, pois são espertas e animal esperto é carinhoso)
b) Animais carinhosos são espertos. ERRADA (a premissa diz que os animais espertos são carinhosos, mas quem garante que o contrário também será verdade? PODE haver animal carinhoso que não seja esperto)
c) Animais carinhosos não sabem caçar coelhos. CERTA (só quem sabe caçar coelho é quem não é carinhoso)
d) Animais espertos não sabem caçar coelhos. CERTA (se animais espertos são carinhosos, é claro que não sabem caçar coelhos, pois quem caça coelho não é carinhoso)
e) Raposas são carinhosas. CERTA (se a raposa é esperta e animais espertos são carinhosos, então as raposas são espertas)
-
Em forma de diagrama ficaria:
{ [ ( Raposa ) Espertos] Carinhosos} ( Caçam )
-
Definitivamente: não tenho o raciocínio lógico!
-
A resolução está um pouco fora de ordem, mas, mesmo assim, espero ter ajudado.
http://sketchtoy.com/68681906
gabarito: B
-
A gente erra pelo não! kkk